2024

Psicoterapia Dinâmica com Adultos

Nome: Psicoterapia Dinâmica com Adultos
Cód.: PSI11130M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


- Promover a capacidade de refletir e pensar o funcionamento humano.
 - Promover conhecimentos sobre os objetivos da psicoterapia analítica;
 
-  Promover o conhecimento sobre a noção de mudança psíquica;
 
- Promover conhecimentos sobre os aspectos inconscientes do funcionamento mental;
 
-       Promover conhecimentos sobre os modelos de psicoterapia psicanalítica e a sua evolução;
-       Desenvolver conhecimentos sobre a intersubjetividade na relação entre o terapeuta e o paciente;
 
 
 
 

Conteúdos Programáticos


1. Breve resumo das teorias sobre a formação do mundo mental
            2. A mudança psíquica, e os objetivos da terapia nas diferentes perspetivas ? TRO e Psicologia do Self, psicanalise intersubjetiva e psicanalise relacional;
            3. Insight e experiencias relacionais positivas, a importância do passado e do futuro na relação psicoterapêutica.
            4. Neutralidade e satisfação das necessidades do paciente nas diferentes perspectivas
            5. A perspetiva relacional da psicanalise e a psicoterapia psicanalítica
            8. Aspetos fundamentais dos diferentes funcionamentos mentais.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - a metodologia será essencialmente expositiva, estimulando. Participação e o desenvolvimento do pensamento crítico, com recurso a exposição de casos clínicos de forma a articular a teoria com a prática.
Aulas práticas ? essencialmente com estudo de artigos de investigação em psicanálise. Promovendo a discussão e o incentivo à investigação, articulando a teoria com a exposição de casos.
Aulas abertas ? serão convidados experts nesta temática de forma a possibilitar um contacto mais direto com desenvolvimentos teóricos e práticos mais contemporâneos.
Trabalho autónomo ? envolvendo a pesquisa e preparação de artigos a serem apresentados nas aulas.

Avaliação

A avaliação pretende essencialmente verificar a competência e desenvolvimento do pensamento analítico, a capacidade de escuta e de empatia face às diferentes condições do desenvolvimento humano bem como os conhecimentos sobre as diferentes perspetivas psicanalíticas sobre o modelo mental e a aplicação destas teorias na pratica clinica e na investigação
avaliação contínua 1- Trabalho de grupo- artigo científico com base em formulações psicanalíticas (25%) 2- Apresentação de um caso de uma série de psicoterapia de base psicanalítica (25%) 3 - estudo de caso , de um personagem de um filme/livro (50%). Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, não podendo os alunos ter uma nota inferior a 7,5 em qualquer momentos de avaliação.
Regime de Exame( normal e recurso)- prova escrita sobre todos os conteúdos desenvolvidos no programa, considerando-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Coimbra de Matos, A. (2001). A Depressão. Lisboa: Climepsi Editora.
Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.
Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the Development of the Self. New York: Other Press.
Winnicott., D.W. (1983). O Ambiente e os Processos De Maturação. Estudos sobre teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed.
Mitchell, S. (1988). Relational Concepts in Psychoanalysis. Cambridge, M.A: Havard Univrsity Press.
Kernberg, O. (1994). Transtornos graves de personalidade. Estratégias psicoterapêuticas. Porto Alegre: ArtMed.
Kohut. H.( 1972). Thoughts on narcissism and narcissistic rage. Psychoanalytic study of the child, XXVII, 360-399.
Zimerman, D. (1999). Fundamentos psicanalíticos. Teoria, técnica e clínica, uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed.

Equipa Docente