2024

Psicoterapia Dinâmica com Adultos

Nome: Psicoterapia Dinâmica com Adultos
Cód.: PSI11130M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Revelar competências de reflexão mais aprofundada sobre o funcionamento mental
- Revelar conhecimentos sobre os objetivos da psicoterapia analítica;
- Evidenciar conhecimento sobre a noção de mudança psíquica; 
- Revelar conhecimentos sobre os aspectos inconscientes do funcionamento mental;
-   Evidênciar conhecimentos sobre os modelos de psicoterapia psicanalítica e a sua evolução;
- Evidenciar conhecimentos sobre a intersubjetividade na relação entre o terapeuta e o paciente;
Revelar conhecimento sobre investigação no domínio psicanalítico

Conteúdos Programáticos

1. Breve resumo das teorias psicanalíticas sobre a formação do mundo mental, e sobre a saúde mental numa perspetiva psicanalítica
            2. A mudança psíquica, e os objetivos da terapia nas diferentes perspetivas ? TRO e Psicologia do Self, psicanalise intersubjetiva e psicanalise relacional;
            3. Insight e experiencias relacionais positivas, a importância do passado e do futuro na relação psicoterapêutica.
            4. Neutralidade e satisfação das necessidades do paciente nas diferentes perspectivas
            5. A perspetiva relacional da psicanalise e a psicoterapia psicanalítica
            8. Aspetos fundamentais dos diferentes funcionamentos mentais.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - a metodologia será essencialmente expositiva, estimulando a participação e o desenvolvimento do pensamento crítico, com recurso a exposição de casos clínicos de forma a articular a teoria com a prática.
Aulas práticas ? essencialmente com estudo de artigos de investigação em psicanálise e apresentação de videos de sessões de psicoterapia psicanalítica. Promovendo a discussão e o incentivo à investigação, articulando a teoria com a exposição de casos.
Aulas abertas ? serão convidados experts nesta temática de forma a possibilitar um contacto mais direto com desenvolvimentos teóricos e investigação.
Trabalho autónomo ? envolvendo a pesquisa e preparação de artigos a serem apresentados nas aulas.

Avaliação

A avaliação pretende essencialmente verificar a competência de desenvolvimento do pensamento analítico, bem como os conhecimentos sobre as diferentes perspetivas psicanalíticas sobre o modelo mental e a aplicação destas teorias na pratica clinica e na investigação
Regime de avaliação contínua :      
1- Apresentação de trabalho de grupo sobre um artigo de investigação (25%)
2- Apresentação de trabalho de grupo sobre um video de caso clínico (25%)
3- Trabalho individual final consistindo na análise de caso (filme ou livro) (50%)
Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores, não podendo os alunos ter uma nota inferior a 7,5 em qualquer momentos de avaliação.
Avaliação final: Regime de Exame (época normal e época de recurso) - O exame é composto por uma prova escrita sobre todos os conteúdos, considerando-se aprovados os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia

Coimbra de Matos, A. (2001). A Depressão. Lisboa: Climepsi Editora.
Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.
Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the Development of the Self. New York: Other Press.
Winnicott., D.W. (1983). O Ambiente e os Processos De Maturação. Estudos sobre teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed.
Mitchell, S. (1988). Relational Concepts in Psychoanalysis. Cambridge, M.A: Havard Univrsity Press.
Blatt, S., & Luyten, P. (2009). A structural?developmental psychodynamic approach to psychopathology: Two polarities of experience across the life span. Development and Psychopathology, 21, 793-814.
Frederickson, J. (2003). The Eclipse of the Person in Psychoanalysis. In: Understanding Experience: Psychotherapy and Postmodernism, ed. Roger Frie. London: Routledge.

Equipa Docente