2024
Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Nome: Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Cód.: PSI11129M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Situar as perturbações psicológicas no quadro do desenvolvimento normal da criança e do adolescente;
Conhecer os principais modelos de classificação das perturbações do desenvolvimento;
Identificar os grandes quadros psicopatológicos da infância e adolescência;
Desenvolver competências de investigação, reflexão e intervenção no âmbito da Psicopatologia do Desenvolvimento.
Conhecer os principais modelos de classificação das perturbações do desenvolvimento;
Identificar os grandes quadros psicopatológicos da infância e adolescência;
Desenvolver competências de investigação, reflexão e intervenção no âmbito da Psicopatologia do Desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
1. Normalidade e patologia no desenvolvimento da criança e do adolescente
1.1. Introdução: Grandes eixos de abordagem
1.2. O normal e o patológico no desenvolvimento da criança e do adolescente
2. Organizações classificativas em Psicopatologia
2.1. Modelos classificativos atuais
2.2. Modelos de atendimento, avaliação e diagnóstico
2.3. Avaliação clínica da criança e do adolescente
3. Factores de proteção e de risco na psicopatologia do desenvolvimento
4. Grandes quadros das perturbações do desenvolvimento
4.1. Perturbações do desenvolvimento motor
4.2. Perturbações sensoriais
4.3. Perturbações cognitivas
4.4. Perturbações afectivas
4.5. Perturbações da comunicação
4.6. Perturbações da aprendizagem
4.7. Autismo
4.8. Psicoses
4.9. Patologias borderline
5. Psicopatologia e comportamentos da criança e do adolescente
5.1. Hiperactividade e deficit de atenção
5.2. Perturbações do sono
5.3. Perturbações alimentares
5..4. Dependências
1.1. Introdução: Grandes eixos de abordagem
1.2. O normal e o patológico no desenvolvimento da criança e do adolescente
2. Organizações classificativas em Psicopatologia
2.1. Modelos classificativos atuais
2.2. Modelos de atendimento, avaliação e diagnóstico
2.3. Avaliação clínica da criança e do adolescente
3. Factores de proteção e de risco na psicopatologia do desenvolvimento
4. Grandes quadros das perturbações do desenvolvimento
4.1. Perturbações do desenvolvimento motor
4.2. Perturbações sensoriais
4.3. Perturbações cognitivas
4.4. Perturbações afectivas
4.5. Perturbações da comunicação
4.6. Perturbações da aprendizagem
4.7. Autismo
4.8. Psicoses
4.9. Patologias borderline
5. Psicopatologia e comportamentos da criança e do adolescente
5.1. Hiperactividade e deficit de atenção
5.2. Perturbações do sono
5.3. Perturbações alimentares
5..4. Dependências
Métodos de Ensino
O docente combina uma metodologia de ensino mais expositiva dos diversos tópicos do programa (sendo os alunos encorajados a participar, colocando dúvidas ou realizando comentários sobre os diversos temas), com uma metodologia de estudo de casos e de discussão em grupo sobre aspectos relevantes ligados aos diferentes quadros clínicos e sua compreensão. Nas aulas serão também apresentados trabalhos realizados pelos alunos.
Avaliação
O regime de avaliação contínua pressupõe a participação dos alunos nas aulas (presença em pelo menos 75% das aulas) e a realização de dois trabalhos, um de natureza mais conceptual, com uma ponderação de 30% da nota final e, outro, de natureza mais clínica, com uma ponderação de 20% da nota final e de um teste individua, com uma ponderação de 50% da nota final.
O regime de avaliação final em época normal é composto pelos seguintes elementos:
Exame escrito sobre todos os temas lecionados nas aulas teóricas e teórico-práticas com uma ponderação de 60% na nota final; componente prática obrigatória: consiste em realizar dois trabalhos, idênticos aos propostos no sistema de avaliação contínua, com uma ponderação de 25% e 15%, respetivamente, na nota final.
O regime de avaliação final em época normal é composto pelos seguintes elementos:
Exame escrito sobre todos os temas lecionados nas aulas teóricas e teórico-práticas com uma ponderação de 60% na nota final; componente prática obrigatória: consiste em realizar dois trabalhos, idênticos aos propostos no sistema de avaliação contínua, com uma ponderação de 25% e 15%, respetivamente, na nota final.
Bibliografia
Associação Psiquiátrica Americana (2023). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ª ed revista). Climepsi.
Cicchetti, D., & Cohen, D. (2016). Developmental psychopatholog. Wiley.
Coimbra de Matos, A. (2002). Adolescência. Climepsi.
Galenter, C. A., & Jensen, P. S. (2016). DSM-5 casebook and treatment guide for child mental health. APA.
Marcelli, D. (2005). Infância e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Marcelli, D., & Braconnier, A. (2005). Adolescência e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Misès, R. (2018). Classificação francesa dos transtornos mentais da criança e do adolescente. Instituto Langage.
Sheffield Morris, A., & Hays-Grudo, J. (2020). Adverse and protective childhood experiences: A developmental perspective. Oxford University Press.
Wilmshurst, L. (2015). Essentials of child and adolescent psychopathology. Wiley.
Zero to Three. (2020). Manual de classificação diagnóstica das perturbações de saúde mental e do desenvolvimento da infância. Psiquilibrios.
Cicchetti, D., & Cohen, D. (2016). Developmental psychopatholog. Wiley.
Coimbra de Matos, A. (2002). Adolescência. Climepsi.
Galenter, C. A., & Jensen, P. S. (2016). DSM-5 casebook and treatment guide for child mental health. APA.
Marcelli, D. (2005). Infância e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Marcelli, D., & Braconnier, A. (2005). Adolescência e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi.
Misès, R. (2018). Classificação francesa dos transtornos mentais da criança e do adolescente. Instituto Langage.
Sheffield Morris, A., & Hays-Grudo, J. (2020). Adverse and protective childhood experiences: A developmental perspective. Oxford University Press.
Wilmshurst, L. (2015). Essentials of child and adolescent psychopathology. Wiley.
Zero to Three. (2020). Manual de classificação diagnóstica das perturbações de saúde mental e do desenvolvimento da infância. Psiquilibrios.
Equipa Docente
- Vítor Daniel Ferreira Franco [responsável]
