2023

Turismo de Saúde e Bem-Estar

Nome: Turismo de Saúde e Bem-Estar
Cód.: SOC13875L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

x

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Analisar os antecedentes do Turismo de Saúde e Bem-Estar;
2. Compreender o quadro evolutivo do conceito de saúde e bem-estar e a sua associação com a prática turística;
3. Interpretar o processo evolutivo do uso e significado do corpo nas sociedades contemporâneas e estabelecer a sua relação com o segmento de turismo de saúde e medicalizado;
4. Conhecer o quadro de motivações/significados do consumo dos diferentes segmentos de Turismo de Saúde e Bem-estar na sua relação com outros produtos turísticos;
Compreender o papel do Turismo de Saúde e Bem-estar no desenvolvimento turístico sustentável dos territórios, numa lógica de complementaridade.

Conteúdos Programáticos

1. As práticas percursoras do Turismo de Saúde e Bem-estar: do termalismo à prática balnear
2. Turismo(s) de saúde e bem-estar: conceito e expansão da procura
2.1. O conceito de saúde e o conceito de wellness, evolução e complementaridade
2.2. Turismo de Saúde: medicalizado e não medicalizado - os aspectos fundamentais da procura e oferta
3. Turismo de Saúde e Bem-estar vs Turismo de Água: o papel da água na saúde e no bem-estar
4. Turismo de Saúde e Bem-estar: perspetivas futuras;
5. O papel do Turismo de Saúde e Bem-Estar no desenvolvimento turístico sustentável dos territórios

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:
Método expositivo, com recurso a meios audiovisuais e indicação de bibliografia geral e específica.
Método ativo em aulas teórico-práticas organizadas em torno da discussão coletiva sobre textos ou outros materiais de trabalho; leitura, apresentação e discussão crítica de textos selecionados em torno de autores, perspetivas e casos de aplicação empírica; apresentação e discussão de exercícios desenvolvidos pelos alunos.
Método interrogativo de estímulo à participação ativa dos estudantes.
Visita de estudo a uma unidade/projeto de turismo de saúde e bem-estar (visita técnica).
Na plataforma Moodle são disponibilizados os conteúdos pedagógicos, referências bibliográficas de apoio e fichas orientadoras do estudo.
Avaliação: Prova escrita de avaliação: 60% (nota mínima de 8 valores)
Trabalho prático em grupo (estudo de caso): 40% (60% trabalho escrito+40%apresentação)(nota mínima de 8 valores)

Bibliografia

-Borman, E. (2004). Health tourism. Wherehealthcare, ethics, and the state collide. British Medical Journal. Nº328, pp. 60–6.
-Lunt, N., Hanefeld, J. & Horsfall, D. (Ed.) (2015). Handbook on Medical Tourism and Patient Mobility. UK, Regency town of Cheltenham and Camberley and the US, Northampton, Massachusetts: Edward Elgar Pub.
-Mainil, T., Eijgelaar, E., Klijs, J., Nawijn, J., & Peeters, P. (2017). Research for TRAN Committee – Health tourism in the EU: a general investigation, European Parliament, Policy Department for Structural and Cohesion Policies, Brussels.
Medeiros, C., L.; Cavaco, C. (2008). Turismo de Saúde e Bem-estar. Termas, spas termais e talassoterapia.Lisboa: Univ. Católica Portuguesa.
-Peris-Ortiz, M. & Alvarez-Garcia, J. (Eds.) (2015). Health and Wellness Tourism - Emergence of a New Market Segment. Switzerland: Springer.
-Smith, M.& Puczkó, L. (2016). The Routledge Handbook of Health Tourism. Routledge Handbooks Online, accessed 26 Oct 2020.

Equipa Docente