2023

Alojamento e Hospitalidade

Nome: Alojamento e Hospitalidade
Cód.: SOC02716L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que no termo das aulas os estudantes tenham atingido os seguintes objectivos:


- Compreender a importância das relações interpessoais como um factor-chave da hospitalidade no âmbito da prestação de um serviço hoteleiro.


- Identificar os principais acontecimentos e agentes associados ao desenvolvimento do sector de alojamento, quer a nível nacional quer internacional.


- Contextualizar, no âmbito da definição da estratégia do negócio, quais são actividades e serviços complementares ao alojamento que mais se adequam em função das características da área geográfica em que se inserem, dos condicionalismos definidos pelos instrumentos de gestão territorial, das novas dinâmicas empresariais, das tendências da oferta e da procura, entre outros factores.


- Caracterizar o papel das TIC no âmbito do sector hoteleiro e identificar as respectivas estratégias de intermediação adequadas ao contexto do negócio.
- (Re)Conhecer as tipologias de unidades de hospedagem oferecidas em Portugal e os respectivos requisitos gerais e específicos das instalações e do funcionamento das modalidades, segundo enquadramento jurídico previsto pela Lei aos Empreendimentos Turísticos (LET).

- Analisar as características do mercado da oferta e da procura e debater, de forma fundamentada, as tendências nacionais e internacionais que ditam o futuro do
sector hoteleiro.    

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Hospitalidade
1.1. A hospitalidade e a hotelaria
1.2. O significado social de hospitalidade
1.3. O significado comercial da hospitalidade
1.4. Implicações da hospitalidade na organização dos serviços aos clientes
1.5. Técnicas de Atendimento em unidades de alojamento turístico
 
2. O alojamento no desenvolvimento do turismo
2.1. Principais grupos hoteleiros nacionais e internacionais
2.2. Sistemas de classificação
2.3. O papel das organizações profissionais / sectoriais, de âmbito nacional e internacional, na dinamização da oferta de alojamento
2.4. Estudos de caso
3. O planeamento e gestão do alojamento
3.1. Atividades e serviços de alojamento
3.2. Dinâmicas empresariais para atrair o cliente: novas abordagens ao negócio
3.3. Tecnologias da informação e comunicação no negócio de alojamento turístico
3.4. Estudo de caso – O Turismo em Espaço Rural
4. A oferta do alojamento turístico em Portugal
4.1. Evolução e condicionalismos legais
4.2. Tipologias dos Empreendimentos Turísticos, Empreendimentos de Turismo no Espaço Rural e Empreendimentos de Turismo de Habitação segundo a LET
4.3. Requisitos gerais e específicos da instalação e do funcionamento das diversas modalidades
4.4. Estudos de caso
5. A procura de alojamento turístico em Portugal
5.1. Evolução da procura pelo alojamento turístico
5.2. Caracterização e análise da procura pelo alojamento turístico
6. Tendências nacionais e internacionais
6.1. Previsões e tendências para a oferta

6.1. Previsões e tendências para a procura    

Métodos de Ensino

As matérias a leccionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, não só utilizando os métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a análise de casos reais para aprofundar as diversas questões. Ao longo do semestre os alunos farão trabalhos de pesquisa de informação sobre tópicos específicos da matéria.


Os alunos serão incentivados a identificar fontes de informação complementares às indicadas para cada tema, não só recorrendo aos instrumentos tradicionais de pesquisa, mas também aos meios electrónicos disponíveis. Serão ministradas 1 ou 2 aulas através da plataforma de e-learning disponível no sistema informático da Universidade de Évora.



Sempre que possível, prevê-se a realização de visitas de estudo ou a participação em seminário/workshops que permitam aos alunos contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula.

Avaliação

A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo (Regulamento Escolar Interno).


Os parâmetros de avaliação em cada um dos momentos são os seguintes:


 











































Instrumentos de Avaliação



Época Normal



Época de Recurso



Regime de Avaliação Contínua



Regime de Avaliação por Exame Final



Prova escrita individual [nota mínima: 8,0 valores]



7.12.2015



50%



11.1.2016



70%



21.1.2016



100%



2 Trabalhos de grupo


(grupos máx. 2 elementos)



1.º trabalho


 (15%)


30 de novembro


2.º trabalho


Consultar ficha de orientação - trabalho


(35%)


21 de dezembro – slides


 



50%



 


 


 


11.1.2016



 



_



--



Trabalho individual (*)



--



--



 



30% **



**



__




(*) O trabalho individual é, apenas, para os alunos que não participaram na avaliação da Época Normal


(**) na eventualidade do aluno ter realizado o trabalho de grupo numa das épocas de avaliação, a nota (>10 valores) obtida no trabalho poderá ser considerada nas épocas de avaliação de exame normal (30%) e/ou recurso (20%) para ponderação na nota final da u.c.
Época Especial de Setembro: prova escrita individual (100%); dia 13 de setembro em hora da prova serão anunciadas no início do mês de Setembro.


Os alunos devem confirmar a data, hora e local das provas escritas no Moodle e/ou placard informativo do Departamento de Sociologia.

Bibliografia

§ COSTA, Jorge; RITA, Paulo; ÁGUAS, Paulo (2001) Tendências Internacionais em Turismo. Lisboa: Lidel Edições Técnicas. [Capítulo 6]
§ Cunha, Licínio (2013) Introdução ao Turismo, 5.ª Edição. Lisboa: Editorial Verbo. [Capítulo 6]
§ FACHADA, M. Odete (2010) Psicologia das Relações Interpessoais, 1.ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
§ HOLLOWAY, J. Christopher (2009) The Business of Tourism, 8th Ed. UK: Prentice Hall. [Capítulo 12]
§ International Hotel and Restaurant Association (IHRA); United Nations Environment Programme Industry and Environment (UNEP) (2006) Environmental Good Practice in Hotels: Case Studies from the International Hotel and Restaurant Association Environmental Award. Paris: IHRA, UNEP.
§ KING, C. A. (1995) What is hospitality? International Journal of Hospitality Management, 14 (3/4), 219-234.
§ LOCKWOOD, A. and MEDLIK, S. (2003) Tourism and Hospitality in the 21st Century. UK: Elsevier. [Partes I e III]
§ MARQUES, J. Albano (2007) Introdução à Hotelaria. Porto: Civilização Editora.
§ MEDLIK, S. (2003) Dictionary of Travel, Tourism & Hospitality. 3rd Ed. Oxford: Elsevier Butterworth Heinemann.
§ PAGE, Stephen (2005) Tourism Management: managing for change. Oxford: Elsevier Butterworth Heinemann. [Capítulo 7]

§ PIZAM, A. (2009) What is the hospitality industry and how does it differ from the tourism and travel industries? International Journal of Hospitality Management, 28, 183-184.


§ SILVA, Sancho (2012) – Turismo Interno. Uma visão integrada, Lisboa: Lidel. [Parte II – ponto 5,6 e 7].
§ WALKER, J. R. (2014) Introduction to Hospitality, 6th Edition. USA: Pearson Education. [Capítulo 1]
§ YEOMAN, I. (2012) 2050-Tomorrow’s Tourism. UK : Channel View Publications. [Capítulo 11]


Sites, revistas da especialidade e legislação em vigor relativa aos empreendimentos turísticos: serão indicados, tópico a tópico, ao longo do semestre.

Equipa Docente