2024

Alojamento e Hospitalidade

Nome: Alojamento e Hospitalidade
Cód.: SOC02716L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que no termo das aulas os estudantes tenham atingido os seguintes objetivos:
- Compreender a importância das relações interpessoais como um fator chave da hospitalidade no âmbito da prestação de um serviço hoteleiro.
- Identificar as tipologias de alojamento turístico segundo a legislação portuguesa.
- Identificar os principais agentes associados ao desenvolvimento do sector de alojamento, quer a nível nacional, quer internacional.
- Conhecer os principais procedimentos de gestão de alojamentos ao nível das operações de front e back office.
- Compreender no âmbito da definição da estratégia do negócio, quais os processos de gestão de alojamentos referentes às dinâmicas empresariais, às tendências da oferta e da procura, entre outros fatores.
- Caracterizar dos processos de gestão no âmbito do sector hoteleiro e identificar as respetivas estratégias de intermediação adequadas ao contexto do negócio.


Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Hospitalidade
2. O Alojamento Turístico em Portugal
3. O Planeamento e a Gestão de Alojamento
3.1. Organograma do departamento de alojamentos nas unidades de alojamento turístico
3.2. Processos de organização funcional e comunicação interna de uma unidade de alojamento turístico
3.3. Gestão de operações de Front Office
3.4. Gestão de operações de Back Office
3.5. Gestão de andares e lavandaria
4. Processos de gestão comercial no negócio de alojamento turístico
4.1. Enquadramento sobre o conceito e características do produto hoteleiro
4.2. A curva de custos aplicado ao alojamento
4.3. Aplicação do ponto de equilíbrio económico no contexto do alojamento
4.4. Processo de revenue management aplicado ao alojamento
4.5. Processo de negociação e construção de tarifas de alojamento
4.6. Aplicação de exercícios

Métodos de Ensino

Exposição oral, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, artigos de investigação, textos em revistas da especialidade. Realização de exercícios práticos em sala de aula. Aplicação de resolução de exercícios fora das horas de contacto Participação em seminários com oradores especialistas no domínio da gestão hoteleira; aplicação de estudos de caso e/ou visitas de técnicas de estudo. Poderão ser realizadas algumas tarefas/exercícios através do sistema moodle.

Avaliação

Avaliação contínua: 2 testes escritos (40% + 60%)
Avaliação por exame: Época normal | Época recurso | Época especial | Época extraordinária – 1 teste escrito (100%)

Bibliografia

- ABRANJA, N.; ALMEIDA, M. e ALMEIDA, A.E. (2019). Gestão de Alojamento, Receção e Housekeeping, 1.ª Ed. Lisboa: LIDEL.
- ABRANJA, N., ALMEIDA, A.E., ALMEIDA, M. (2021). Gestão Hoteleira. O produto, o serviço e as técnicas. Lisbia: LIDEL.
- FACHADA, M. Odete (2010) Psicologia das Relações Interpessoais, 1.ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
- KING, C. A. (1995) What is hospitality? International Journal of Hospitality Management, 14 (3/4), 219-234.
- KOTLER, P.; Bowen, J.T.; Makens J.C. and Baloglu, S. (2017) Marketing for Hospitality and Tourism, Pearson: England.
- KUNWAR, R.R. (2017) What is Hospitality? The Gaze: Journal of Tourism and Hospitality, 8, 55-115.
- PIZAM, A. (2009) What is the hospitality industry and how does it differ from the tourism and travel industries? International Journal of Hospitality Management, 28, 183-184.
- WALKER, J. R. (2017) Introduction to Hospitality, 7th Edition. Pearson Education: England.

Equipa Docente