2023

Introdução à Gestão e Empreendedorismo

Nome: Introdução à Gestão e Empreendedorismo
Cód.: GES13846L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de Introdução à Gestão e Empreendedorismo procura fazer a combinação dos princípios básicos fundamentais no âmbito da Gestão das Organizações com os instrumentos necessários ao potenciamento e desenvolvimento sustentado de uma ideia de negócio.
A unidade curricular é leccionada como obrigatória para a Licenciatura em Turismo.
Nas aulas serão abordadas as diferentes temáticas subjacentes à gestão das organizações e ao empreendedorismo.
Para além destas matérias serão analisados casos de empresas e empresários e promovido o espírito crítico dos alunos para questionar a realidade, bem como o trabalho em equipa.
Em termos de competências pretende-se: dotar os alunos de uma perspectiva abrangente das actividades e funções da gestão adaptáveis aos objectivos do negócio/actividade; Fomentar a atitude empreendedora; Promover o espírito crítico e de cidadania; Fomentar a comunicação oral e escrita; Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.

Conteúdos Programáticos

I – Conceitos, Evolução e Áreas Funcionais da Gestão
1.1 Conceitos Fundamentais
1.2 O ciclo/evolução da gestão:O percurso histórico.Abordagens mecanicistas.Abordagens humanistas.Abordagens sistémicas e contingenciais
1.3 As áreas funcionais da gestão. Marketing, Produção, GRH,Contabilística e Financeira,Informação
II – Estratégia, Estruturas e Modos de Organização
2.1 Gestão por objectivos,estratégia e planeamento
2.2 Estruturas Organizacionais. O papel e importância da estrutura organizacional Variáveis determinantes da estrutura organizacional
III – Empreendedorismo e Inovação
3.1 Empreendedorismo e inovação uma opção ou uma necessidade?
3.2 Definições e conceitos de empreededorismo
3.3. Tipologias de empreendedores
3.4. Inovação e diferenciação
3.5. Processos e tipologias de inovação
IV – O Processo Empreendedor
4.1 O Espírito Empreendedor
4.2 Os recursos
4.3 As oportunidades
4.4. O plano de negócios
4.5. Uma estratégia integrada de empreendedorismo e inovação

Métodos de Ensino

Associação da apresentação de conceitos e abordagens/modelos teóricos, por método expositivo, à caracterização e reflexão baseada em casos, pesquisas e pequenos exercícios práticos estimulando a participação activa dos alunos e a reflexão crítica. De modo a estabelecer um maior contacto e interactividade com os alunos e como forma de disponibilizar os materiais de apoio aos conteúdos programáticos leccionados ao longo do período lectivo, a equipa docente utilizará permanentemente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle).
Avaliação Os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua ficam sujeitos à realização de duas provas escritas de avaliação individual em sala (Frequências) e de dois Trabalhos de Grupo (composto por 3 a 4 elementos). A classificação final da disciplina resulta da média ponderada das classificações obtidas nas duas provas de avaliação – 1ª Freq.- 40%,2ª Freq.-30%;1ºTG-15% e 2ºTG-15%(As apresentações orais dos TG têm carácter obrigatório).

Bibliografia

- Lambing, P.C.K., 2000. Entrepreneurship, New Jersey, Prentice-Hall.
- Lisboa, J., A. Coelho, F. Coelho, e F. Almeida, 2008. Introdução à Gestão das Organizações, Barcelos, Vida Económica, Portugal.
- Pinto, C.A.M. et al, 2006. Fundamentos de Gestão, Lisboa, Editorial Presença, Colecção Fundamentos.
- Sarkar, S., 2007, Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Escolar Editora.
- Teixeira, S., 2005. Gestão das Organizações, Lisboa, McGraw Hill.

Equipa Docente