2023

Química Orgânica Aplicada

Nome: Química Orgânica Aplicada
Cód.: QUI13538M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos relacionem a estrutura e a forma da entidade química com a função e a ação das moléculas, como um medicamento, um poluente ou dispositivo de criação ou armazenamento de energia, por exemplo.
O aluno também obterá informações e formação sobre vários modos de reatividade química, incluindo métodos fotoquímicos e enzimáticos.
Os alunos tornar-se-ão mais experientes na resolução de problemas; principalmente no contexto da reatividade química.

Conteúdos Programáticos

Compostos orgânicos antropogénicos. Poluentes orgânicos persistentes (POPs), hidrocarbonetos, solventes orgânicos e compostos orgânicos voláteis (VOCs), compostos perfluorados (PFCs), retardantes de chama, produtos de limpeza e inibidores de corrosão, fármacos e produtos de cuidado pessoal, pesticidas e outros.
Reações de compostos orgânicos (como por exemplo, medicamentos, poluentes etc.) e mecanismos. Reações de hidrólise, redução, oxidação e reações na formação de ligações C-C.
Reações fotoquímicas de compostos selecionados.
Biotransformações. Reações mediadas por microorganismos. Reações catalisadas por enzimas.

Métodos de Ensino

São utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais, o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa ao longo do semestre. É ainda usada a plataforma de e-learning da Universidade para apresentar testes e para a divulgação do material letivo. A matéria seria aprofundada pela realização de vários exercícios em aulas teório-práticas.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação da componente teórica decorrerá através de exame final, com opção por dois testes de frequência (com um peso de 75% na nota final). Essa avaliação é complementada por avaliação contínua do interesse e do desempenho alcançados pelos alunos durante o semestre, através de mini-testes e participação em seminários (com um peso de 25% da nota final).

Bibliografia

- J. Clayden, N. Greeves, S. Warren, Organic Chemistry, 2nd edition, Oxford University Press, Oxford, 2012.
- T. G. Solomons, C. B. Fryhle, S. A. Snyder, Solomons's Organic Chemistry, Global Edition, 12th Edition, Wiley, 2019.
- M. B. Smith, March’s Advanced Organic Chemistry - Reactions, Mechanisms and structure, 8th Edition, Wiley, 2020.
- R. P. Schwarzenbach, P. M. Gschwend, D. M. Imboden, Environmental Organic Chemistry, 3rd edition, Wiley, Hoboken, NJ, 2017.
- S. Caron (editor), Practical synthetic organic chemistry: reactions, principles, and techniques, 2nd edition, Wiley, Hoboken, NJ, 2020.

Equipa Docente