Marketing II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos:
- Dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e aplicações sobre as variáveis operacionais do Marketing.
- Aprender a estabelecer uma política de marketing-mix e a colocá-la em prática, através da continuação da elaboração do plano de marketing iniciada na unidade curricular de Marketing I.
- Fazer a ligação ao meio empresarial através da realização do plano de marketing operacional
- Dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e aplicações sobre as variáveis operacionais do Marketing.
- Aprender a estabelecer uma política de marketing-mix e a colocá-la em prática, através da continuação da elaboração do plano de marketing iniciada na unidade curricular de Marketing I.
- Fazer a ligação ao meio empresarial através da realização do plano de marketing operacional
Competências:
Esta disciplina irá permitir ao alunos obter competências aos seguintes níveis:
- competências intelectuais
- capacidade de trabalho em equipa;
- auto-organização de desempenho;
- iniciativa e espírito empreendedor;
- capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;
- capacidade de gestão em tempo oportuno.
- competências práticas
- capacidade para a elaboração de um plano de marketing
- capacidade de abstracção, intuição criativa e espírito crítico.
- competências interpessoais
- capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações;
- capacidade de crítica e de auto-crítica;
- capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;
- capacidade para interpretar a informação;
- integrar equipas de trabalho.
- competências instrumentais
- capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte ao plano de marketing;
- trabalhar uma língua estrangeira em inglês.
Conteúdos Programáticos
- I. Marca
1.1.A identidade da Marca (identity-mix)
1.1.1. Identidade versus Imagem
1.1.2. Elementos da Identidade
1.2. As políticas de evolução das Marcas
1.2.1. Extensão da Marca
1.2.2. Revitalização de Marcas
1.2.3. Rejuvenescimento de Marcas
1.2.4 Licenciamento
- II. Produto
2.1. O papel do produto no marketing-mix
2.2. Produto-mix
2.2.1. Produto em sentido restrito
2.2.2. Embalagem e Rótulos
2.2.3. Serviços associados ao produto
2.3. Ciclo de vida do produto
2.4 Serviço
- III. Preço
3.1. Limitações na definição do preço
3.2. O papel do preço no marketing-mix
3.3. Métodos de determinação dos preços
3.4.Gestão do preço
- IV. Distribuição
4.1. Funções da distribuição
4.2. O papel da distribuição no marketing-mix dos produtores
4.3. Formas de organização dos canais de distribuição
4.4. Remuneração da distribuição
4.5. Avaliação e seleção de um canal de distribuição
4.6. O aparelho comercial português
4.7. A política de marketing dos distribuidores
4.8. A força de vendas
- IV. Comunicação
5.1. O que é a Comunicação e o processo comunicação
5.2. Modelos de Hierarquia de Respostas
5.3. A mensagem e a criatividade
5.4. Comunicação-Mix
5.4.1. Publicidade
5.4.2. Promoção de Vendas e Merchandising
5.4.3. Relações Públicas
5.4.5. Patrocínio e Mecenato
5.4.6. Força de Vendas
5.5. Figuras de retórica da publicidade
5.6. Estratégia e Planeamento de meios
Métodos de Ensino
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* visualização de filmes relacionados com a matéria;
* realização em grupo de um plano de marketing em contexto simulado ou real (TG1 -30%) com 3 apresentações regulares (AP1 a 3) do andamento do trabalho ao longo do semestre (5% cada);
*5 trabalhos em grupo (TGS1 a 5) na sala de aula (5%cada)
Avaliação contínua
* Nota final=30% TG1+5%AP1+5%AP2+5%AP3+5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+30% frequência
Avaliação final
*Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% exame ou NF=100%exame
Avaliação
De acordo com o previsto no regulamento interno será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua ou de exame.
Perante o novo REI a presença nas aulas é obrigatória, como tal para que o aluno possa obter aprovação na unidade curricular deverá assistir a 75% das aulas no caso do regime de avaliação contínua ou de exame. No moodle será publicado com regularidade o mapa de presenças nas aulas. Não são abrangidos por esta regra os alunos que possuam estatuto de trabalhador estudante.
O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua, fica sujeito às seguintes avaliações, tendo que ter no mínimo 7 valores em todas as provas para se poder manter neste regime:
- Um trabalho em grupo (máximo 6 alunos) que consiste em continuar o trabalho iniciado na unidade curricular de Marketing I de forma a completar o plano de marketing. Para os alunos que não frequentaram no ano letivo anterior a disciplina de Marketing I será facultado pela equipa docente o material necessário para prosseguirem o trabalho. A estrutura do trabalho deverá seguir o guião fornecido pela equipa docente. O trabalho será entregue e apresentado em sala de aula por fases nas datas marcadas.
- Marca + Variável Produto – 25 de março
- Variável Distribuição + Preço – 29 de abril
- Variável Comunicação – 22 de maio
- Apresentação e entrega da versão final – 27 ou 29 de maio
Os alunos que não entregarem e apresentarem, o trabalho, nos prazos estabelecidos ficam impedidos de continuar a avaliação contínua.
A apresentação de cada grupo deve durar cerca de 10 minutos seguindo-se um período de discussão.
- Teste escrito a realizar individualmente, cobrirá toda a matéria da disciplina e os alunos poderão consultar as suas notas, livros e material de apoio.
O aluno que optar pelo regime de exame terá de realizar:
- Um teste escrito com toda a matéria, sendo também este com consulta dos apontamentos, livros e material de apoio.
Bibliografia
Kotler, Philip. Keller, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. Prentice-Hall, 2014, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. MARKETING. MCGrawHill, S. Paulo, 2007, 8ª ed.