2023

Análise Financeira

Nome: Análise Financeira
Cód.: GES02326L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 O objetivo desta unidade curricular é preparar os estudantes para usar e interpretar informação económica, financeira e contabilística na análise de empresas.


  A unidade curricular também fornece as bases para as unidades curriculares de gestão financeira e de análise de investimentos.


  


COMPETÊNCIAS:


 Competências Intelectuais:


 - Desenvolver capacidade de interpretação e de análise crítica.


 - Capacidade de trabalhar em equipa.


 


Competências Práticas:


- Fornecer orientações e conhecimentos para a análise financeira de uma empresa.


 


Competências Interpessoais:


- Capacidade para escrever relatórios financeiros.


 


Competências Instrumentais:


- Compreender a situação financeira e as fontes de criação de valor das empresas.


 

Conteúdos Programáticos

 Módulo 1 – A Função, Gestão e Análise Financeira


             1.1. A Empresa como Sistema e o Sub-Sistema Financeiro.


             1.2. Os Objectivos da Análise Financeira


             1.3. As Fases do Diagnóstico Financeiro


Módulo 2 – Informação Contabilística e Financeiro


            2.1. Material de Carácter Contabilístico


               2.1.1. A Demonstração de Resultados para a Análise Financeira


                 2.1.1.1. Construção do Mapa de Saldos Intermédios de Gestão


                 2.1.1.2. Extracção dos Principais Indicadores Económicos


         2.1.2. Análise do Balanço


             2.1.2.1. Do Balanço Contabilístico ao Balanço na Óptica Financeira


                2.1.2.2. Do Balanço Contabilístico ao Balanço Funcional


                 2.1.2.3. A Construção do Balanço pelo Justo Valor


           2.2 A Divulgação da Informação Contabilístico-Financeira


           2.3. Informações de Carácter Extra-Contabilistico


 Módulo 3 – Métodos e Técnicas de Análise das Demonstrações Financeiras


             3.1. Comparação de Balanços Sucessivos


              3.2. Comparação de Demonstrações de Resultados de Exercícios Sucessivos


             3.3. Análise Rubrica a Rubrica


             3.4. Método dos Rácios ou Indicadores


             3.5. A Central de Balanços do Banco de Portugal


             3.6. O Equilibrio Financeiro


 Módulo 4 – Análise dos Fluxos de Caixa


            4.1. Conceitos de Fluxos de Caixa: da Empresa e para os Capitais Próprios


            4.2. Análise do Mapa de Fluxos de Caixa


Módulo 5 – Diagnóstico de Rendibilidade, Risco, Crescimento e de Eficiência Operacional


           5.1. O Risco e a Análise Financeira


            5.2. Técnicas de Análise de Risco


            5.3. Indicadores de Risco do Capital Alheio


            5.4. Avaliação do desempenho financeiro

Métodos de Ensino

 


De acordo com o artigo 13º do Regulamento Escolar Interno (R.E.I.) (Ordem de Serviço nº 07/2008) o aluno pode optar pelo Regime de Avaliação Contínua (RAC) ou pelo Regime de Avaliação por Exame Final (RAEF).


 


A não comparência a uma das provas de avaliação contínua, ou a obtenção de uma nota inferior a sete (7) valores, obriga à passagem para o regime de avaliação por exame final (esta situação só poderá ocorrer se a percentagem mínima exigida de frequência de aulas estiver garantida).


 


Os alunos que compareçam/realizem todas as provas do RAC ficam impedidos, por imposição do R.E.I., de realizarem a prova de exame em época normal.


 

Avaliação

 


Os alunos que optarem pelo RAC ficam sujeitos à realização de duas provas escritas de avaliação individual em sala (Frequências). Para que possam realizar estas provas de avaliação os alunos têm que ter efectivado 80% de presença das sessões de ensino presenciais da Unidade Curricular.


 


A classificação final da disciplina resulta da média ponderada das classificações obtidas nas duas provas de avaliação – 1ª Frequência (40%) e 2ª Freqência (60%).


 


Salienta-se que a validação da nota mínima será aplicada a cada momento de avaliação.


 


 


 


Os alunos que se apresentem ao RAEF (quer em Época Normal, Época de Recurso, Época Especial, vide artigo 21º, § 1, do R.E.I.) ficam sujeitos à realização de uma prova escrita de avaliação individual em sala. Para que possam realizar esta prova de avaliação os alunos têm que ter efectivado 50% de presença das sessões de ensino presenciais da Unidade Curricular.


 


A classificação final da disciplina, no RAEF, resulta da classificação obtida pelo aluno na prova de avaliação em sala.


 

Bibliografia

Bibliografia Base:


Neves, J.C., 2012. Análise e Relato Financeiro: Uma Visão Integrada de Gestão. 6ª Edição, Texto Editora.


Silva, J.V. e Ferreira, P., 2014. Princípios de Gestão Financeira. Rei dos Livros.


Ross, S., R. Westerfield e B. Jordan, 2008. Fundamentals of Corporate Finance (8ª Edition, McGraw-Hill).


Bibliografia Alternativa:


Atrill, P., 2003. Financial Management for Non-specialists (3ª Edition, Prentice Hall).


Brownlee, R., K. Ferris e M. Haskins, 2000. Corporate Financial Reporting (Irwin Professional).


Cohen, E., 1995. Análise Financeira (Editorial Presença, Lisboa).


Graça, F. e M.A. Escarduça, 1999. Análise Financeira e Fluxos : uma abordagem sumária (Vislis Editores).


Carrilho, José M. et al, 2008. Elementos de Análise Financeira – Casos Práticos, 2º Edição, Publisher Team.