2023

Economia Financeira

Nome: Economia Financeira
Cód.: ECN02344L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular de Economia Financeira procura descrever os mercados, instituições e produtos financeiros, com particular enfase no mercado português. É optativa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS: O objectivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com o funcionamento dos mercados financeiros e com os processos de tomada de decisão dos intervenientes nesses mercados. São introduzidos alguns temas centrais da economia financeira, como o papel dos mercados financeiros na economia; a terminologia e classificação dos intermediários, produtos e mercados financeiros; os métodos de avaliação de alguns produtos financeiros; o estudo das características e funções dos diferentes mercados financeiros, suas principais instituições e produtos, com particular atenção ao sistema financeiro português; a questão dos investimentos financeiros e do risco, com a análise de carteira e avaliação de activos financeiros; a importância da eficiência dos mercados.


COMPETÊNCIAS: Pretende-se que os alunos que frequentem esta unidade curricular obtenham competências de compreensão da organização e funcionamento do sistema financeiro global e das funções e instrumentos básicos das instituições financeiras , de capacidade de avaliar os produtos financeiros  e de analisar o risco e a rentabilidade de carteiras de activos financeiros.

Conteúdos Programáticos

1. O SISTEMA FINANCEIRO


2. OS MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS


3. ANÁLISE DE CARTEIRA DE ACTIVOS FINANCEIROS


4. MODELOS DE EQUILÍBRIO DO MERCADO DE CAPITAIS


5. A EFICIÊNCIA DOS MERCADOS

Métodos de Ensino

Pretende-se que o trabalho na sala de aula promova períodos alargados de participação dos estudantes, clarificando e discutindo questões relacionadas com os conteúdos programáticos e encorajando o processo de aprendizagem através da análise de casos práticos. Todas as aulas são suportadas nos habituais meios tecnológicos de transmissão de conhecimentos, e será fornecido em cada aula um sumário da matéria leccionada com as principais referências bibliográficas, que serão igualmente apresentadas na página web da disciplina. A avaliação incidirá sobre trabalhos práticos elaborados no âmbito dos temas analisados na unidade curricular e sobre duas provas escritas de avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Avaliação

A avaliação incidirá sobre trabalhos práticos elaborados no âmbito dos temas analisados na unidade curricular, designadamente o sistema financeiro português e o funcionamento da Bolsa de Valores, e sobre três provas escritas de avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

- Afonso, A., et al. (2004) Introdução à Economia Financeira: Teoria e Exercícios, Escolar Editora.
- Bodie, Z., Kane, A. and Marcus, A. (2011) Investments and Portfolio Management, 9ª edition, McGraw-Hill.
- Fabozzi, F., Neave, E. and Zhou, G. (2012) Financial Economics, John Wiley & Sons.

Equipa Docente