2023

Princípios de Macroeconomia

Nome: Princípios de Macroeconomia
Cód.: ECN02319L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O presente regime e regras de avaliação da disciplina visam atingir os seguintes objectivos:



  1. Promover o aumento da aprendizagem estimulando a compreensão, a aplicação, a análise e a síntese;

  2. Promover o sucesso escolar dos alunos.

  3. Permitir que os alunos adquiram novas competências e conhecimentos complementares aos conhecimentos científicos específicos das UC’s: o estímulo ao trabalho em equipa, a apresentação pública e discussão e defesa dos resultados desse trabalho, utilização da Internet e, em geral, das TIC, para a obtenção e difusão da informação, o contacto com a realidade económica de modo a adquirir maior ”sensibilidade” económica, etc.;

  4. Estimular o gosto pela Economia e pela pesquisa;

  5. Estimular a adoção de “comportamentos e atitudes científicas” na abordagem dos problemas (na sua perceção, análise e (tentativa) de resolução);

  6. Estimular o acompanhamento permanente e contínuo dos conteúdos abordados e propostos nas aulas.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução


1.1 Economia Agregada


1.1.1 Microeconomia versus Macroeconomia


1.1.2 Variáveis e objetivos Macroeconómicos


1.2 Medição da Atividade Económica: principais agregados macroeconómicos


1.2.1 Alguns Conceitos de Contabilidade Nacional


1.2.2 Alguns Instrumentos Analíticos: Variáveis, Taxas e Índices


II. As Flutuações Económicas de curto prazo: a Teoria da Determinação do Rendimento


2.1. O equilíbrio no Mercado do Produto em economia aberta (sem movimentos de capitais)


2.1.1 O sector Privado: Consumo e Investimento


2.1.1.1 Rendimento, Consumo e Poupança


2.1.1.2 Investimento


2.1.1.3 Primeira abordagem ao rendimento de equilíbrio e à noção de multiplicador.


2.1.2. Sector Público


2.1.2.1 A composição e as funções do estado


2.1.2.2 O orçamento de estado,  o pacto de estabilidade de crescimento e o tratado  orçamental


2.1.2.3 Saldo orçamental e dívida pública: Uma introdução à dinâmica da dívida pública


2.1.2.4 Política orçamental; objectivos, instrumentos, e impactos. O efeito multiplicador e o mix das políticas.


2.1.3 O Sector Externo:


2.1.3.1 Balança de Pagamentos


2.1.3.2 Taxas de Câmbio, Regimes Cambiais e a teoria da Paridade do Poder de Compra (absoluta e relativa)


2.1.3.3 Balança corrente primária e seus determinantes


2.1.3.4 Os movimentos de capitais; a paridade (des)coberta da taxa de juro.


2.1.4 O equilíbrio no mercado de bens e serviços: a curva IS


2.2   A Moeda e o Equilíbrio no Mercado Monetário


2.2.1 Das funções da moeda à procura de moeda.


2.2.2 O processo de criação de moeda: O papel do banco central e dos bancos comerciais.


2.2.3 Uma introdução à política monetária: objectivos, instrumentos e impactos. O mecanismo de transmissão monetária e a regra de Taylor.


2.2.4 O equilíbrio no mercado monetário.


2.3   Do Equilíbrio Simultâneo nos Mercados do Produto e Monetário à procura agregada.


III – O lado da oferta da economia


3.1 O mercado de trabalho e a determinação dos salários: uma interpretação estática


3.1.1 Conceitos fundamentais


3.1.2 Procura e oferta de trabalho


3.1 A curva de Phillips e os seus determinantes


3.2.1 Desemprego estrutural e desemprego friccional


3.2.2 Existe uma taxa “natural” de desemprego?


3.2.3 Fontes de rigidez no mercado de trabalho


3.2 A Lei de Okun e a oferta agregada: determinantes


3.3.1 A Lei de Okun


3.3.2 A oferta agregada e seus determinantes


 


3.3   Procura e Oferta Agregadas da Economia. Efeitos das políticas fiscais e monetárias nos casos extremos. O princípio da dicotomia clássica e a neutralidade da moeda

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino usados nesta disciplina consistem em aulas teórico-práticas presenciais, destinadas à exposição dos fundamentos de macroeconomia sustentada pela resolução de exercícios práticos. Para além disso, faz-se ainda uso da realidade de modo a aumentar a eficácia do processo de aprendizagem dos conceitos e da sua intuição económica -resolução de exercícios, tratamento e análise de dados da economia nacional e internacional. 


Utilização da plataforma moodle para ancorar o processo de ensino-aprendizagem.


O curso de Princípios de Macroeconomia  irá ser apoiado num  sistema interativo de e-learning onde os alunos podem ter acesso a um conjunto de estímulos e informações  que os ajudarão, em qualquer hora e em qualquer local, no seu processo de aprendizagem.


Fóruns e chats temáticos, mini-testes, one-minute testes, testes resolvidos, material de apoio, painel de informações, testes de diagnóstico, etc, estarão disponíveis a qualquer hora e de qualquer local, no seguinte endereço:


https://www.moodle.uevora.pt/ 


O Uso desta plataforma tem ainda a vantagem de disponibilizar em permanência, toda a informação estática e dinâmica associada à disciplina. A experiência mostra que usada convenientemente, tem efeitos positivos na adesão, empenhamento e aprendizagem.

Avaliação

O regime de avaliação desta disciplina priveligiado é a avaliação contínua. O regime inclui as seguintes provas de avaliação ao longo do semestre:



























































TIPO DE PROVA



NATUREZA



Qt.



PONDERADOR



DATA PREVISTA



Quizzes (15 m.) (1)



Individual



4 (2)



45%



Entre 29/2    e   5/3



Entre 29/3   e   03/4



Entre 25/4   e   30/4



Entre 16/5   e   21/5



Frequência (nota mínima: 7 valores)



Individual



1



50%



23 de Maio de 2016



Participação Activa



individual



1(3)



ver nota  (4)



 



EXAME (Época Normal)



 



1



 



09 de Junho de 2016



EXAME de Recurso



 



1



 



15 de Junho de 2016




Notas (1) : Os “quizzes” são realizados na sala em que decorrerão nos últimos 15-20 m. das aulas e sem aviso prévio.


(2) Estão previstos 4 “quizzes”, dos quais se escolherão as 3 melhores classificações obtidas para efeitos da classificação final.


 (3) Em cada aula, dois estudantes apresentarão, durante 5m., um resumo sobre um tema  constante do sumário previsto para a aula respetiva. Os docentes disponibilizarão, uma semana antes, os sumários previstos no portal da disciplina. O tema pode ainda ser escolhido em concertação com o docente.


(4)  Aos  estudantes que realizarem o número de apresentações estipuladas será atribuído um  ponto em vinte na sua classificação final.


          O/A estudante terá a classificação de “zero” nesta componente se o tema tratado não se enquadrar no programa da disciplina ou contiver erros grosseiros de conteúdo.  


(5) Por “nota mínima” pretende-se sinalizar que os alunos com nota abaixo de 7 valores na frequência reprovarão à disciplina, sendo-lhes atribuída a nota final de 9 valores se a sua média no conjunto das provas que integram o regime de AC for superior a 9.500 valores. 




 


Regras gerais do regime de avaliação


Regra 1: O regime de avaliação contempla: regime de avaliação contínua, regime de exame de época normal e regime de exame de recurso.


Regra 2: Não será permitida a migração dos alunos entre o regime de avaliação contínua e o de exame época normal.


Regra 3: A avaliação contínua é o regime privilegiado neste curso e pressupõe  a realização de todas as  provas.. Consequentemente, a não comparência terá como consequência a atribuição da classificação “zero.”


Regra 4: No regime de avaliação contínua, a comparência à frequência é obrigatória e os estudantes deverão obter a classificação mínima de 7 valores (numa escala de 0 a 20) para efeitos de “Aprovação” na UC.


Regra 5: De acordo com o R.E.I., podem apresentar-se ao exame de recurso todos os alunos que não obtiverem “Aprovação” nos dois regimes de avaliação referidos anteriormente.


Regra 6: De acordo com as regras estabelecidas pelo Departamento de Economia e aceites pelo Júri da disciplina, a presença nas sessões de contacto (SC) é obrigatória e será controlada pelo docente por uma folha de presença, rubricada pelos alunos no decurso da SC.


Regra 7: A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas nas provas escritas e dos trabalhos solicitados pelos docentes, como consta do quadro seguinte.


Regra 8: Não é permitida a migração dos estudantes entre turmas a não ser em casos pontuais, de natureza provisória e sempre dependente de justificação válida nos termos do REI.


Regra 9: Os casos omissos a estas regras gerais serão resolvidos pelo júri da disciplina.


Regras de Exceção para os Trabalhadores Estudantes


Regra 10: Aos alunos que, comprovadamente e nos termos do R.E.I., sejam considerados Trabalhadores Estudantes, não se aplica a regra 2;


Regra 11: Os alunos Trabalhadores Estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua, podem, se o desejar, transitar para o regime de exame de época normal desde que não compareçam a duas provas de avaliação, com exceção da frequência;


Regra 12; Aos trabalhadores estudantes é dada a possibilidade de, se o desejarem, realizarem apenas três quizzes, dos quais apenas os 2 de melhor classificação serão usados para efeitos de cálculo da classificação final;


Reegra 13: Aos trabalhadores estudantes é facultada a possibilidade de efetuarem apenas uma apresentação;


Regra 14: Os ponderadores a usar no cálculo da nota final para os trabalhadores estudantes são idênticos aos usados para os restantes estudantes;


 



 


Obrigatoriedade na presença às Sessões de Contacto (SC)


 


De acordo com o artigo 6 do Regulamento Escolar Interno (Ordem de serviço nº 18/2012 de 23 de Agosto), a presença nas aulas é obrigatória.


De acordo com o disposto no número 2 daquele artigo, é condição necessária para obter aproveitamento na disciplina (independentemente do  regime de avaliação – avaliação continua e avaliação final) a presença a, pelo menos, 75% das sessões de contacto efetivamente lecionadas.


Aos alunos com o estatuto de “trabalhador estudante” aplica-se o número 3 do mesmo artigo.


De acordo com o disposto no número 4 do artigo 18 e no número 2 do artigo 6 do Regulamento Escolar Interno,  o acesso ao exame de época de recurso não está dependente de qualquer limite mínimo de presença nas aulas.


 

Bibliografia

Amaral J. F. et al. (2007), Introdução à Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.


Belbute, J. M. M. (2003); Princípios de Macroeconomia  Gradiva, Lisboa.


Blanchard, Olivier (2000); Macroeconomics, Prentice Hall International, London


Burda, M. & C. Wyplosz (2011); Macroeconomia¸uma visão europeia,  5nd Edição,Oxford University Press, Oxford-Verlag Dasofer.


Burda, M. & C. Wyplosz (2009); Macroeconomics: An European Text, 5nd Edition,Oxford University Press, Oxford.


Dornbush, R. , S. Fischer e R. Startz (2009); Macroeconomia McGraw-Hill- 10th Ed., Lisboa


Gordon, R. (2009); Macroeconomics, Pearson 11th Ed.


Hall R. E. and Taylor, J. B. (1996); Macroeconomics, Norton International Student Edition, 5ª Ed., London.


Mankiw, N. G. (2000); Macroeconomics, 4ª Ed. Worth Publishers, New York.


Williamson, S. (2008); Macroeconomics, 3rd Ed., Pearson International Edition, Boston.


Santos, J. et all (2010); Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa.