2024
Projeto de Tese em Motricidade Humana
Nome: Projeto de Tese em Motricidade Humana
Cód.: DES13434D
6 ECTS
Duração: 30 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes elaborem e apresentem publicamente o projeto de tese em Motricidade Humana, devidamente estruturado e calendarizado, que contribua de forma inovadora e original para o avanço do conhecimento. O projeto de tese deverá refletir a capacidade de compreensão sistemática no domínio da Motricidade Humana, bem como evidenciar capacidade para organização e realização de investigação científica de acordo com as exigências de qualidade e integridade académica.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam enquadrar cientificamente o problema a investigar, traçar o estado de arte do tema em causa, enunciar claramente os objetivos do estudo e identificar as hipóteses de trabalho e os resultados esperados. Especificam-se os seguintes conteúdos programáticos: revisão de literatura, definição de objetivos, proposta de desenho experimental, resultados esperados, cronograma da tese e apresentação pública, defesa e discussão do projeto de tese.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular funcionará em regime tutorial e com uma forte componente de trabalho não presencial a ser desenvolvido pelo aluno. O tutor participará ativamente, enquadrando as aprendizagens e progressos dos alunos com vista à elaboração de um projeto devidamente fundamentado, coerente e exequível. O projeto de tese deve ser elaborado tendo por base a seguinte estrutura: título, tema, objetivos, estado da arte, metodologias e calendarização prevista. Este projeto carece de aprovação prévia, devendo para tal ser apresentado a uma comissão e defendido publicamente pelo aluno. Apenas mediante parecer positivo da comissão de avaliação o aluno poderá dar seguimento ao processo conducente à sua tese doutoral.
Bibliografia
-Oliveira, L.A. (2011). Dissertação e tese em ciência e tecnologia segundo Bolonha: Guia de boas práticas. Lisboa: Lidel.
-Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman, S.J. (2007). Métodos de pesquisa em atividade física (5. ed.) Porto Alegre: Artmet.
.Witkinson, D. (2005). The essential guide do postgraduate studies. London (UK): Sage publications.
-Thomas, J.R., Nelson, J.K., & Silverman, S.J. (2007). Métodos de pesquisa em atividade física (5. ed.) Porto Alegre: Artmet.
.Witkinson, D. (2005). The essential guide do postgraduate studies. London (UK): Sage publications.
Equipa Docente
- José Francisco Filipe Marmeleira [responsável]
- José Francisco Filipe Marmeleira [responsável]