2024
Ensemble III
Nome: Ensemble III
Cód.: MUS12980L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
Conteúdos Programáticos
Bebop, Thelonious Monk (New York anos 40)
Yardbird Suite
Cherokee
Billies Bounce
Nows The Time
Blues For Alice
Donna Lee
Rhythm-A-Ning (Monk)
Misterioso (Monk - blues)
Round About Midnight
Just Friends
Lady Bird
Cool (New York anos 50)/West Coast (L.A anos 50)/Third-Stream/Lennie Tristano style (New
York/Chicago anos 50).
Boplicity
Jeru
All The Things You Are
Lido Road
Walkin Shoes
Take Five
Blue Rondo a la Turk
Early Autumn
Popo (Shorty Rodgers)
Crosscurrent (Tristano)
Palo Alto (Bill Evans/Lee Konitz)
Vendome (Modern Jazz Quartet)
Jazz Modal (finais anos 50)
Milestones
So What
Flamenco Sketches
All Blues
Freddie Freeloader
Mode For Joe (Joe Henderson)
My Favourite Things (versão Coltrane)
Naima
Little Sunflower
Nota: a lista é apenas sugestivo. É possível escolher outros temas.
Yardbird Suite
Cherokee
Billies Bounce
Nows The Time
Blues For Alice
Donna Lee
Rhythm-A-Ning (Monk)
Misterioso (Monk - blues)
Round About Midnight
Just Friends
Lady Bird
Cool (New York anos 50)/West Coast (L.A anos 50)/Third-Stream/Lennie Tristano style (New
York/Chicago anos 50).
Boplicity
Jeru
All The Things You Are
Lido Road
Walkin Shoes
Take Five
Blue Rondo a la Turk
Early Autumn
Popo (Shorty Rodgers)
Crosscurrent (Tristano)
Palo Alto (Bill Evans/Lee Konitz)
Vendome (Modern Jazz Quartet)
Jazz Modal (finais anos 50)
Milestones
So What
Flamenco Sketches
All Blues
Freddie Freeloader
Mode For Joe (Joe Henderson)
My Favourite Things (versão Coltrane)
Naima
Little Sunflower
Nota: a lista é apenas sugestivo. É possível escolher outros temas.
Métodos de Ensino
Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Bibliografia
N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.