2024

Laboratório de Técnica Vocal II

Nome: Laboratório de Técnica Vocal II
Cód.: MUS01924L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os conhecimentos adquiridos nas aulas servem para desenvolver uma atenção as posturas do corpo nos instrumentistas,uma consciencia na utilização da musculatura da respiração(alunos de canto e sopro).Os exercicios de aquecimento fisico tal como de relaxamento depois do esforço mantem uma saudável utilização do instrumento respeitando o corpo e as suas necessidades.


Acrescetando ao valor dos exercicios musculares as respirações controladas que ajudam as emoções ligadas a apresentação no publico.   

Conteúdos Programáticos

Estudos da voz falada e cantada e os exercicios de aquecimento dos musculos abdominais,intercostais e da diafragma.


Relaxamentos guiados com as visualizações que valorificam um profundo estado de descanso e alivio.


Estudo das peças propostas do repertório classico e contemporãneo. 

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino respeitam e dão plena atenção ao corpo fisico em harmonia com as sensações e emoções.Os exercicios de aquecimento da musculatura juntamente com as respirações conscientes conduzem a uma atenção plena para as posturas dos instrumentistas,cantores.


A voz em primeiro lugar como o instrumento de comunicação poderoso é trabalhada com os exercicios e vocalizos adequados dedicando um tempo importante as vogais e consonantes para uma emissão natural sem esforço e tensão inutil.


Concluindo estes estudos com um relaxamento dirigido ao corpo e a mente para alcançar uma energia e uma harmonia necessárias a profissão de músico.


 

Avaliação

Avaliação continua e periodica dos conhecimentos adquiridos durante as aulas com perguntas e dialogo para entender melhor o interesse verdadeiro de cada aluno.

Bibliografia

Os metodos de canto : Vaccai,Concone ,Luetgen, Lilly Lehmann e F.Litvine.


O yoga integral,posturas,respirações,meditação,metodos dos Mestres Yogananda,Iengar,Shivananda.


Richard Miller: Great Singers on great singing


Yehudi Menuhin: Metodo de estudo do violino


Tecnica Alexander


 


 

Equipa Docente