2023

Dissertação de Natureza Científica

Nome: Dissertação de Natureza Científica
Cód.: ENF13448M
60 ECTS
Duração: 30 semanas/1560 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Pretende desenvolver competências de investigação na área da SMO.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Mobilizar conhecimentos competências atitudes adquiridos no âmbito de metodologia de investigação na área ESMO;Utilizar discurso científico no seu trabalho de investigação de forma clara e sem ambivalências;Produzir Dissertação Natureza Cientifica (DNC)seguindo metodologia de investigação;Defender através de provas públicas DNC
Competências
Saiba aplicar conhecimentos capacidade de compreensão resolução de problemas em situações novas e não familiares em contextos alargados multidisciplinares relacionados com a área da enfermagem de saúde materna e obstetrícia;Demonstre a capacidade para integrar conhecimentos lidar com questões complexas desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;Seja capazes de comunicar as conclusões raciocínios de forma clara e sem ambiguidades;Haja desenvolvido autoaprendizagem

Conteúdos Programáticos

Prevê-se a realização de um trabalho de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões.
Os conteúdos resultam da aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas na componente teórica do curso, do respetivo desenvolvimento na clínica e dos contributos para a defesa pública das intervenções perante um júri de peritos.
Como atividade didático-pedagógica, o trabalho de campo e a orientação tutorial devem permitir um acompanhamento para a realização da Dissertação de Natureza Científica, esclarecendo aspetos teóricos e metodológicos.
A nota final da dissertação elaborada pelo estudante fica sujeita a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utiliza a orientação de proximidade e via e-learning. Privilegiam-se metodologias que estimulem o desenvolvimento dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, expressos na orientação tutorial pelo professor.
Simultaneamente, alarga-se esta abordagem de ensino-aprendizagem próxima da orientação, à discussão em grupo, quando necessário. Para proporcionar aos estudantes o contacto mais próximo com diferentes conceções e metodologias de investigação, outros professores ou investigadores serão convidados a partilhar a sua abordagem e experiência nestes domínios das metodologias de investigação em seminários programados.
A avaliação concretiza-se com a discussão pública da Dissertação perante júri nomeado para o efeito, pelo órgão legal e estatutariamente competente e segue o instituído no Regulamento Académico da Universidade de Évora.

Bibliografia

Caravalho, H. (2017). Analise Multivariada de Dados Qualitativos. Lisboa: Edições Silabo.
Gonçalves, S.P.; Gonçalves, J.P. & Marques, C. G. (2021), Manual de Investigação Qualitativa. Lisboa: Pactor
Marôco, J. (2021), Análise estatística com o SPSS Statistics, 8ª edição, Pero Pinheiro: Report Number Analise e gestão de informação, Lda.
Marquet, J. & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Reis, F.L. (2018), Investigação Científica e Trabalhos Académicos: Guia Prático, Lisboa: Edições Silabo
Ribeiro, G.M. (2018). Novo Manual de Investigação. Lisboa: Contraponto

Equipa Docente