2023

Didática da Atividade Física

Nome: Didática da Atividade Física
Cód.: PED10652L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos a atingir pelos/as estudantes são:


1. Compreender a complexidade do processo de ensino e aprendizagem.


 2. Relacionar as fases do processo ensino-aprendizagem.


 3. Conhecer e compreender os fatores de eficácia pedagógica no ensino em Atividade Física.


 4. Conhecer alguns dos processos mediadores do ensino e aprendizagem em Atividade Física, e compreender a sua importância para a qualidade das aprendizagens.


5. Conhecer os princípios de intervenção pedagógica nas quatro dimensões do ensino (organização, gestão, clima e disciplina) e dominar algumas das técnicas de intervenção pedagógica.


6. Conhecer os estilos de ensino em Atividade Física.


7. Conhecer os vários níveis de decisão e as fontes estruturantes do planeamento nas várias áreas de Atividade Física.


8. Conhecer as características e os níveis dos modelos de planeamento característicos nas várias áreas de Atividade Física.


 9. Saber formular objetivos pedagógicos pertinentes para os vários contextos de ensino das Atividades Físicas estudados.


10. Compreender a importância, o papel da avaliação e as funções dos diferentes tipos de avaliação.


11. Conhecer os critérios e indicadores de avaliação pertinentes para os vários contextos de ensino das Atividades Físicas estudados.


12. Saber conceber tarefas motoras diversificadas que atendam às várias áreas de intervenção estudadas.


13. Saber manipular a complexidade das tarefas motoras para poder diferenciar o ensino em função de diferentes níveis de desempenho percetivo-motor.


14. Saber aplicar e justificar decisões estratégicas essenciais para a organização do ensino e sucesso pedagógico.


15. Conhecer e saber aplicar alguns sistemas de observação relevantes para os contextos de prática de Atividade Física estudados.


16. Definir as estratégias mais adequadas para o sucesso da intervenção pedagógica em função de erros e dificuldades diagnosticados.


 


Competências a desenvolver pelos/as estudantes: Planear, conduzir e avaliar o processo de ensino e aprendizagem em contextos de prática de Atividade Física.

Conteúdos Programáticos

I. Análise do processo ensino-aprendizagem em Atividade Física


    1. Relação pedagógica


    2. Fases do processo


    3. Fatores de eficácia pedagógica


    4. Os processos mediadores do ensino e da aprendizagem


    5. Dimensões do ensino e princípios de intervenção pedagógica


    6. Estilos de ensino


 


II. Planeamento e avaliação em Atividade Física


    1. Níveis de decisão e fontes estruturantes do planeamento.


    2. Modelos e níveis de planeamento característicos em várias áreas de Atividade


              Física.


    3. Definição de objetivos.


    4. O objeto, os objetivos e as funções da avaliação.


    5. Critérios e indicadores de avaliação.


 


III. Intervenção Pedagógica em Atividade Física


           1. A complexidade das tarefas motoras e a diferenciação do ensino: os componentes


               e a tipologia das tarefas motoras; critérios pedagógico-didáticos para a seleção,


               hierarquização e adaptação das tarefas motoras ao nível de desempenho


               percetivo-motor.


           2. Decisões estratégicas essenciais para a organização e sucesso pedagógico.


 


           3. Sistemas de Observação na Atividade Física.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (2h/semana) e teórico-práticas (2h/semana). Nas aulas TP recorre-se a situações simuladas de ensino.
O estudante tem que presenciar 75% das aulas TP.

A avaliação contínua engloba as seguintes componentes:
A1 (35%) Duas provas de avaliação escrita
A2 (50%) Trabalho em grupo: planeamento, condução em situação simulada de uma sessão de atividade física e respetiva autoavaliação. Será também elaborado um relatório de heteroavaliação sobre um dos trabalhos realizados por outro grupo.
A3 (15%) Pequenos trabalhos práticos propostos durante as aulas.

A avaliação final (nas épocas normal, de recurso, especial ou extraordinária) considera as seguintes componentes:
AF1 (60%) Prova de avaliação escrita a realizar durante o respetivo período de avaliação.
A2 (40%) Trabalho em grupo. Componente comum ao regime de avaliação contínua (c.f.ponto 6 do Artº 102.º do RAUÉ).

Em ambos os regimes, para ser aprovado o estudante tem que obter a nota mínima de 10 val em todas as componentes.

Avaliação

A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora determinadas pela Ordem de Serviço n.º 18/2012 (Regulamento Escolar Interno). O regime de frequência, quer seja por avaliação contínua quer seja por avaliação por exame final, implica a presença obrigatória do estudante em, pelo menos, 75% das sessões presenciais (teóricas e teórico-práticas).


Os trabalhadores estudantes devem contactar a docente responsável pela unidade curricular nos 15 dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-la da mesma e a se acordarem os aspetos relativos à frequência e avaliação.


O/A estudante pode optar um dos seguintes regimes de avaliação: avaliação contínua ou avaliação por exame final. Se o/a estudante reprovar poderá usufruir da época de exame de recurso.


A) A avaliação contínua engloba as seguintes componentes de avaliação:


AC1 (30%) Duas provas de avaliação escrita;


AC2 (60%) Em grupo: planeamento, condução em situação simulada de uma sessão de atividade física representativa um contexto de prática de atividade física (contexto desportivo ou contexto educativo) e respetiva autoavaliação. Será também elaborado um relatório de heteroavaliação sobre um dos trabalhos realizados por outro grupo.


AC3 (10%) Pequenos trabalhos práticos realizados durante as aulas teórico-práticas.


Os critérios de avaliação dos vários trabalhos serão, oportunamente, dados a conhecer aos alunos.


 


B) A avaliação por exame final considera as seguintes componentes de avaliação:


AF1  (60%) Prova de avaliação escrita a realizar durante o período de exame


AF2 (40% )  O trabalho realizado durante o período letivo na componente de avaliação AC2 . Este trabalho constitui-se como componente obrigatória  (c.f. alínea c) do ponto 4 do art.º 17º do Regulamento Escolar Interno).  


C) O exame de recurso engloba duas componentes:


ER1 (60%) Prova de avaliação escrita.


ER2 (40%) O trabalho realizado durante o período letivo na componente de avaliação AC2 . Este trabalho constitui-se como componente obrigatória  do exame de recurso (c.f. ponto 4 do art.º18 do Regulamento Escolar Interno).


 


A aprovação na unidade curricular depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o/a estudante possuir nota inferior a 9,5 valores em qualquer uma das componentes de avaliação consideradas para os vários regimes (avaliação contínua, exame final ou exame de recurso).  

Bibliografia

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