Universidade de Évora acolhe AgriJovem 2025 e reafirma papel estratégico na formação e inovação agrícola
De 16 a 18 de outubro de 2025, a Universidade de Évora foi o centro do debate sobre o futuro da agricultura europeia ao acolher a AgriJovem 2025, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e pela Rede Nacional PAC, que contou com o apoio da Universidade de Évora e do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED-UÉVORA), enquanto parceiros locais.
A sessão de abertura, realizada na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo, contou com a presença de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, que sublinhou a relevância da agricultura enquanto eixo estruturante da instituição desde as suas origens. “Acredito que o futuro da UÉVORA passa por estas áreas, aliás, são áreas estratégicas da nossa instituição”, afirmou a Reitora da instituição, destacando a agricultura como âncora histórica e estratégica e sublinhando o compromisso da Universidade com o futuro sustentável do setor.
Num ano em que se assinalam 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, Hermínia Vasconcelos Vilar destacou também a importância da pertença europeia como fator de desenvolvimento e de visão partilhada para o futuro. “Não se pode pensar a cultura fora da União Europeia. Há, aliás, um Portugal antes e um Portugal depois. E não tenho dúvidas de que o nosso futuro passa pela Europa. E passa pela afirmação, cada vez mais forte, da União Europeia como símbolo de paz, de partilha e de união entre os países que a integram. Quando se escolheram as 12 estrelas douradas certamente se pensou no futuro, e é essa visão de futuro que queremos continuar a ter, a União Europeia é uma parte indiscutível do nosso futuro como país e como comunidade. E o momento que vivemos atualmente exige essa afirmação de pertença, em especial, para vocês, gerações mais jovens”.
A iniciativa AgriJovem 2025 destinou-se a 40 estudantes do ensino superior em ciências agrícolas, com menos de 30 anos, que durante três dias aprofundaram temas centrais da agricultura contemporânea — desde a Política Agrícola Comum (PAC) à sustentabilidade, transição digital e energética, gestão da água e inovação tecnológica.
Entre os contributos da Universidade de Évora para o debate, destaca-se a participação de Fátima Baptista, Diretora do MED-UÉvora, no painel “Sustentabilidade do sector agroalimentar: de mãos dadas com a natureza”, reforçando a ligação entre investigação científica, formação e prática agrícola sustentável que caracteriza a missão da Universidade de Évora.
A AgriJovem 2025 representa uma oportunidade única de diálogo e aprendizagem entre jovens estudantes e especialistas, promovendo uma visão mais informada, responsável e inovadora sobre os desafios e oportunidades do setor agrícola europeu. Ao acolher esta iniciativa, a Universidade de Évora reafirma-se como referência nacional e europeia na formação e investigação agrícola, reforçando o seu papel ativo na promoção do conhecimento e na construção de um futuro agrícola mais sustentável, competitivo e preparado, e projetando o papel das novas gerações para responder às exigências globais.