Universidade de Évora marca Lição Inaugural do Doutoramento em Turismo com reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor

Ilustração do item

A Lição Inaugural do Doutoramento em Turismo da Universidade de Évora (UÉVORA) realizou-se, no dia 10 de outubro de 2025, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, marcando oficialmente o início de mais um ciclo de formação avançada nesta área estratégica para a academia e para a região. De destacar que o programa de Doutoramento em Turismo da UÉVORA recebeu 18 candidaturas, confirmando o reconhecimento crescente do percurso da instituição nesta área científica.

Em representação de Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉvora, esteve Noémi Marujo, Vice-Reitora para a Comunicação e Promoção Institucional e Informação Documental, que na Sessão de Abertura sublinhou a importância deste ciclo de estudos no reforço da oferta formativa da instituição. “Este momento assinala um marco importante na trajetória da Universidade de Évora. A decisão da atual Reitoria em submeter à A3ES a acreditação do Doutoramento em Turismo constituiu um passo decisivo para o reforço da nossa oferta nesta área. Hoje, passados 15 anos, podemos afirmar com orgulho que voltamos a ter uma fileira formativa completa — licenciatura, mestrado e doutoramento — o que traduz uma aposta firme no ensino, na investigação e na valorização do turismo enquanto área de conhecimento científico”, afirmou.

Para a Vice-Reitora, “este doutoramento tem também uma importância que ultrapassa os muros da academia. Para o Alentejo, representa uma oportunidade única para estreitar a ligação entre o conhecimento científico e o desenvolvimento regional do turismo. O contributo dos doutorandos e dos investigadores será determinante para pensar o futuro do turismo na região, especialmente através de modelos inovadores e sustentáveis que valorizem o território e as comunidades locais. Para Portugal, este doutoramento reforçará o papel do país como referência nacional e internacional na formação e investigação em turismo”.

Já Fernanda Olival, Diretora do CIDEHUS-UÉ, destacou o papel essencial do turismo no estudo do território e nas dinâmicas do Sul. “O CIDEHUS dedica-se há muitos anos ao estudo sobre o Sul, de uma forma ampla. Até 2029 trabalharemos sobre essa temática, e o turismo é fundamental para observar as transformações em múltiplas vertentes. O vosso papel, enquanto estudantes de doutoramento, é vital e bem-vindo — é do dinamismo entre todos que se constroem e potenciam os centros de investigação”, disse.

No painel institucional marcou também presença Pedro Beato, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destacou a relevância do Doutoramento em Turismo para o desenvolvimento regional. “Este é um grande momento. No Alentejo, temos de ser resilientes e afirmar-nos continuamente. A Universidade de Évora traz um desafio à região através deste programa de doutoramento: antecipar obstáculos e colocar o conhecimento ao serviço das comunidades. O turismo é um setor económico com impacto direto no desenvolvimento do território, e este doutoramento permite-nos traduzir esse impacto em conhecimento aplicado. O conhecimento valoriza a decisão”, sublinhou.

O encerramento da Sessão de Abertura da Lição Inaugural esteve a cargo de Maria do Rosário Borges, Diretora do Programa de Doutoramento em Turismo da Universidade de Évora, que destacou “a oportunidade única que este encontro representa para refletir sobre os caminhos do turismo e o papel da academia na construção de respostas inovadoras e sustentáveis”.

Maria do Rosário Borges recordou ainda o papel pioneiro do Professor Francisco Ramos na criação das bases desta área de formação na Universidade de Évora, sublinhando que “não estando connosco hoje, relembramo-lo com carinho — deve-se a ele o momento a que chegámos. Deixo este reconhecimento à sua memória e ao seu legado: foi, sem dúvida, uma figura essencial da história do ensino do Turismo na UÉvora. O seu legado ainda vive em cada uma das etapas que fomos conquistando – da licenciatura, ao mestrado, à pós-graduação e, agora, finalmente, ao doutoramento”.

A Diretora do programa dirigiu igualmente uma palavra de apreço a Fernanda Olival, Diretora do CIDEHUS, a quem descreveu como “um verdadeiro farol”, uma pessoa “que sempre apoiou, acreditou, motivou e deu espaço para que se criassem raízes”.

A Lição Inaugural foi proferida pelo Professor Jafar Jafari (University of Wisconsin-Stout, EUA), que abordou o tema “Paradigm shift in hospitality and tourism education – Bridging Theory and Practice”, e pelo Professor Jorge Umbelino (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), que apresentou “Turismo em mudança: que papel para a academia?”.

O evento constituiu um momento de partilha e reflexão sobre o papel da academia na construção de um turismo mais sustentável, inovador e consciente dos desafios globais, reforçando o compromisso da Universidade de Évora com o ensino e a investigação científica nesta área estratégica para o futuro da região e do país, contribuindo para a formação de profissionais e investigadores capazes de responder aos desafios da sustentabilidade, inovação e valorização territorial.

 

Publicado em 13.10.2025