Docentes da UÉvora distinguidos no Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25
Decorreu na passada quinta-feira, dia 9 de outubro, na Universidade de Aveiro, a nona edição dos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL 2024/25, um evento que procura valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto área de estudo e premiou os vencedores de três categorias: Treino Desportivo, Psciologia e Pedagogia do Desporto e Medicina do Desporto.
Foi na primeira categoria, Treino Desportivo, que os docentes da Universidade de Évora foram distinguidos: Bruno Gonçalves, do Departamento de Desporto e Saúde, com o artigo vencedor intitulado "How many creatives are enough? Exploring how manipulating the number of creative players in the opposing team impacts footballers' perfomance during small-sided games" (Quantos jogadores criativos são suficientes? Explorando como a manipulação do número de jogadores criativos na equipa adversária afeta o desempenho dos jogadores de futebol durante jogos com equipas reduzidas); e na segunda, Pscicologia e Pedagogia do Desporto, com Gabriela Almeida, do Departamento de Desporto e Saúde, e Fábio Flôres, do Departamento de Pedagogia e Educação, autores do trabalho "Improving motor competence of children. The ‘super quinas’ intervention program in Portuguese primary schools" (Melhorar a competência motora das crianças. O programa de intervenção 'Super Quinas' nas escolas primárias portuguesas).
Esta nona edição da entrega de prémios teve um novo recorde de participações, com mais de 90 trabalhos submetidos à apreciação do júri, cuja composição contou também com dois docentes da Universidade de Évora: Orlando Fernandes e Nuno Batalha.