INTERREG Talks trouxeram até à UÉ debate acerca da participação jovem na cooperação transfronteiriça

O INTERREG, um dos principais instrumentos de coesão económica, social e territorial na União Europeia, escolheu a Universidade de Évora para ser palco de mais uma talk onde se apresentaram os projetos que são financiados e que decorrem através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) e que pretendem chegar especialmente aos jovens.

O Anfiteatro 131 da Universidade de Évora encheu-se de estudantes interessados em conhecer os resultados da Política de Coesão e da Cooperação Transfronteiriça, a nível local e regional, e em entender de que forma podem ter um papel mais ativo na temática da Europa, crucial para o desenvolvimento da região do Alentejo.

Na sessão de abertura, Ana Fialho, Pró-Reitora para Planeamento e Finanças da Universidade de Évora, em substituição de Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da UÉ, realçou a importância deste tipo de iniciativa para “a formação dos jovens e ligação destes à investigação e à inovação, bem como pela promoção da sua fixação ao território. A vertente regional e transfronteiriça deste projeto é sem dúvida uma mais valia para os nossos estudantes e para a própria região onde a UÉ se insere, que bem sabemos é uma região de baixa densidade populacional e que muito necessita de talentos e de empreendedores que se fixem e contribuam para a criação de emprego e consequentemente para o desenvolvimento económico”. Destacou ainda a pertinência do programa que “conta com a participação de alguns casos que tive o gosto de acompanhar, e alguns dos oradores são nossos Alumni, o que bastante nos honra e é revelador do contributo que a Universidade tem dado ao longo das últimas décadas para a retenção de talentos e para o desenvolvimento da região”. Para Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, “é sempre um gosto participar em eventos que permitam capacitar a sociedade para os desafios que enfrentamos, ainda mais quando a CCDR Alentejo é o mais próximo que temos atualmente de um governo regional”.

Nesta sessão, os participantes ficaram a conhecer o Interreg Volunteer Youth, um programa de voluntariado promovido pela União Europeia que envolve os jovens no desenvolvimento das regiões através de cooperação transfronteiriça, adquirindo novas experiências internacionais, contribuindo para projetos de solidariedade de acordo com os seus interesses e as suas competências.

O evento contou ainda com dois momentos altos: a realização de uma mesa redonda onde o empreendedorismo, a inovação social, a retenção de talentos e os programas INTERREG existentes foram debatidos, e ainda pitchs dinâmicos sobre exemplos de boas práticas de projetos financiados pelo INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP). Uma oportunidade única para os estudantes da UÉ que ficaram a conhecer plataformas que os podem apoiar a estruturar ideias inovadoras, bem como a definir metodologias para a implementar, avaliando as necessidades do mercado. Um apoio ao empreendedorismo como é o caso da STARTUP23, uma empresa que apoia jovens talentos e trabalha também com investidores. Tomás Caeiro, da STARTUP23, salientou que “num território como o do Alentejo, um dos maiores desafios é trazer massa crítica. Atrair e reter os jovens talentos na região é de facto um desafio, e convencê-los de que ser empreendedor é uma boa aposta ainda mais difícil é”. Tiago Teotónio Pereira, Vogal do Programa Regional Alentejo 2030, refletiu acerca da retenção de talentos no Alentejo, afirmando que, para tal, “é necessário investir na acessibilidade aos serviços, e a região tem de dar um salto qualitativo em termos de cobertura de acessibilidade digital que se compare não só com a média de Portugal, mas da própria Europa. No Alentejo encontramos várias lacunas nas velocidades de descarregamento sentidas pelos utilizadores”, concluiu.

No decurso do evento foram sorteados vários prémios, que as empresas parceiras cederam, nomeadamente: peça de barro (Olaria, Nélia Patalim), uma garrafa de Gin Alqueva (Alqueva Lake Gin), uma garrafa Monsaraz Tradição Magnum (Carmin), um gin em garrafa de barro (Olaria Rui Patalim), uma visita ao Enoturismo da Adega Cartuxa (Fundação Eugénio de Almeida), uma visita à Destilaria Sharish com prova comentada (Destilaria Sharish), um Cruzeiro no Alqueva (Alqueva Cruzeiros), um passeio de balão (FlyDream Alentejo) e um Salto Tandem 9000 pés (SkyDive Portugal).

Publicado em 23.05.2024