III Encontro Alumni da UÉ reúne cerca de 200 antigos estudantes

O dia 18 de maio representou um momento de regresso, o Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora acolheu o III Encontro Alumni, evento que proporcionou o retorno “a casa” de cerca de 200 antigos estudantes da UÉ, em representação de 36 cursos, que partilharam e reviveram memórias dos seus tempos académicos.

Num ambiente informal e de convívio, que integrou diversos momentos musicais com o contributo do Coro da Universidade de Évora, da Tuna Académica da UÉ, da Tuna Académica Feminina da UÉ e do Grupo Académico Seistetos, a Universidade de Évora voltou a receber muitos dos estudantes que ao longo das décadas por aqui passaram. Dos Açores, da Covilhã, de Braga, do Algarve, não importam as horas de viagem, “não perco estes encontros por nada”, são palavras de João Paulo que marca presença desde o primeiro Encontro Alumni. Foi há mais de 34 anos que se despediu da Covilhã, terra natal, para vir estudar para Évora, naquela altura, a licenciatura em Biologia e Geologia. “Lembro-me como se fosse hoje, custou-me bastante despedir-me desta casa no ano letivo de 89/90 quando terminei o curso, deixar para trás este ambiente, esta cidade, esta universidade…, mas mantive sempre a UÉ no coração, é por isso que tenho vindo a todos os encontros da comunidade alumni”, realça.

Para muitos, ser estudante da UÉ é uma tradição de família, e participar nestes encontros é um momento único de partilha. Teresa Carmona Costa terminou em 1985 o curso em Engenharia Zootécnica. A filha, Carolina, concluía a licenciatura em Design em 2017, também na Universidade de Évora. “Tive sorte de ter nos genes a Universidade de Évora, fui totalmente influenciada pela experiência incrível que a minha mãe tinha vivido quando estudou nesta instituição. Eu própria tive uma ótima experiência quando frequentei a licenciatura em Design em 2014”, destacou Carolina. “Era impossível não transmitir à minha filha o ambiente académico extraordinário que senti quando estudei aqui”, confessou Teresa.

São também inúmeros os casais que se conheceram durante os tempos de estudante. Em 1984, Jorge Guimarães ingressou no curso de Ensino de História na UÉ, um ano depois, Maria Salomé Mourão, chegava de Braga para frequentar o curso de Engenharia Agrícola, e na Universidade de Évora se conheceram, sendo atualmente marido e mulher, o casal alumni mais antigo a marcar presença neste III Encontro. “Mesmo sendo de cursos diferentes, todos nos conhecíamos, a Universidade de Évora era uma verdadeira família”, salientou Maria Salomé.

Também Simão Ferreira, homenageado pela instituição por ser o alumnus mais antigo presente na iniciativa, recordou esse sentimento de pertença. “Já lá vão 41 anos desde que fui o estudante número 372. Éramos uma família, existia uma relação próxima entre estudantes, docentes e funcionários. Qualquer pessoa que viesse estudar para a Universidade de Évora sentia-se em casa”, afirmou.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, importa fomentar o sentimento de pertença nesta comunidade, pois “os antigos alunos da Universidade de Évora são parte daquilo que a instituição é, do seu próprio património, cuja história depende de todos aqueles que a construíram. Todos nós somos elos desta longa cadeia de pessoas que por aqui passou. Aqui regressam sempre que quiserem e que esses regressos sejam vários ao longo dos anos”, referiu. Também João Nabais, Vice-Reitor da UÉ, destacou a importância desta comunidade para a instituição, “os nossos antigos estudantes levam o nome da universidade para fora destas portas, temos muito a agradecer-lhes por serem os nossos melhores embaixadores”.

Já o dizia Fátima Marques, Presidente do Conselho Alumni UÉvora, citando a canção «Meu Alentejo» de Dulce Pontes, “Eu não sei que tenho em Évora, que de Évora me estou lembrando”.

Publicado em 22.05.2024