Cláudia Vicente eleita membro da Direção da Sociedade Europeia de Nematologia

Cláudia Vicente, responsável pelo Laboratório de Nematologia e investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), da Universidade de Évora, foi eleita membro da Direção da Sociedade Europeia de Nematologia. O anúncio foi feito na reunião da Sociedade Europeia de Nematologia durante o 35th Symposium of the European Society of Nematologists, que decorreu entre os dias 15 e 19 de abril em Córdoba, Espanha.

 

Para além de Cláudia Vicente, os investigadores do NemaLab – Laboratório de Nematologia do MED-UÉvora marcaram presença neste simpósio onde apresentaram alguns dos resultados dos projetos a decorrer neste laboratório, nomeadamente PratyOmics (IP: Cláudia Vicente) e NemaWAARS (IP: Margarida Espada). Apresentaram trabalhos os investigadores Cláudia Vicente, Margarida Espada, Carlos Gutiérrez-Gutiérrez, Madalena Mendonça, Marina Costa e Pedro Barbosa.

Recorde-se que Cláudia Vicente juntou-se ao NemaLab em 2009 (coordenado na altura pelo professor Manuel Mota) para estudar o papel da bactéria associada a Bursophelenchus xylophilus no complexo Pine Wilt Disease (PWD).

A investigadora, de 2012 a 2016, foi bolseira de pós-doutoramento no Japão, primeiro pela Fundação Heiwa Nakajima e depois pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência, no laboratório de Koichi Hasegawa (Universidade de Chubu, Japão) para continuar os seus estudos sobre a biologia de Bursophelenchus xylophilus e a sua microbiota associada. Atualmente é a responsável do NemaLab e os seus projetos atuais centram-se no estudo da microbiota associada a nemátodos (e.g., nematode da madeira do pinheiro), e na compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos no parasitismo de nemátodos migradores (e.g., Protylenchus penetrans) para o desenvolvimento de novas abordagens de controlo.

Publicado em 02.05.2024