Equipa da UÉ para a Agenda Nexus marca presença em eventos nacionais e internacionais

A Universidade de Évora dispõe de uma equipa para a “Agenda Nexus: Pacto de Inovação, Transição Verde e Digital para Transportes, Logística e Mobilidade”, num consórcio que é liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e é composto por 35 parceiros que partilham a ambição de desenvolver soluções inovadoras com o objetivo de alcançar uma Agenda de Transição Verde e Digital.

A Nexus trata-se de uma agenda de inovação em larga escala para o setor portuário, multimodal e de transportes em Portugal e é um dos projetos vencedores das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Representativo de toda a cadeia de valor, o consórcio reúne autoridades portuárias, operadores marítimos, de terminais e ferroviários, operadores logísticos, fornecedores de tecnologia, importadores e exportadores, entre outros, sendo apoiado por universidades e institutos de investigação, cujas competências e conhecimentos terão um papel importante no cumprimento desta Agenda pioneira.

No passado dia 13 de março, equipa da Universidade de Évora (UE) para a Agenda Nexus marcou presença na sede da APS, em SINES, no âmbito da reunião geral do Workpackage 1, o ponto de situação dos seus trabalhos no que toca à componente de geovisualização da plataforma em desenvolvimento para o Porto de Sines. Os resultados foram apresentados por Teresa Batista, investigadora do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UÉ.

Entre 18 e 20 de março, a equipa da Universidade para a agenda Nexus esteve também em Roterdão, na Holanda, para reunir com 3 importantes entidades dos países baixos em matéria de logística marítima: University Erasmus Rotterdam, PORTBASE e Porto marítimo de Roterdão. Na sede da PORTBASE, a responsável pela política de sustentabilidade, Stephanie van den Berg, deu a conhecer os principais desafios da implementação de uma estratégia de sustentabilidade de caracter transversal a todos os portos que usufruem dos serviços da PORTBASE enquanto digital hub. Já na University Erasmus Rotterdam, a equipa da UÉ foi recebida pelos professores e investigadores Maurice Jansen e Albert Veenstra, cuja equipa se encontra a trabalhar no projeto MAGPIE do porto de Roterdão. A troca de experiência com estes investigadores foi de extrema importância para a Agenda Nexus. O último dia foi passado no porto de Roterdão, onde Reyer Will, responsável de projeto, apresentou as principais ações desenvolvidas no âmbito do projeto MAGPIE, bem como estudos subprojectos em curso e as principais ferramentas já desenvolvidas. Foi ainda possível visitar a exposição FUTURELAND a decorrer numa das recentes zonas de expansão deste porto marítimo.

Decorreu hoje, no Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney, a apresentação da Agenda Nexus a toda a comunidade académica, bem como do papel da Universidade de Évora nesta agenda mobilizadora.

Publicado em 12.04.2024