Open Days da UÉ arrancam com apresentação da Escola de Artes

Os Open Days da Universidade de Évora iniciaram no dia 8 de abril num programa repleto de atividades que deram a conhecer as licenciaturas em Artes Plásticas e Multimédia, Música, Teatro, Design e Arquitetura, e que contou com o apoio e participação de docentes e estudantes da Escola de Artes.

Após a receção aos participantes no Colégio dos Leões, seguiu-se uma guided-tour pelas instalações, acompanhada por estudantes dos 1º e 2º ano da Escola de Artes da Universidade de Évora. Mas rapidamente os participantes contactaram com a componente prática de aprendizagem num leque de atividades hands on como Aulas Abertas de Design Cerâmica e Vidro ou até fotografia, uma oficina prática de Serigrafia e ainda a visita ao Laboratório de Madeiras e Metais. Por outro lado, “O movimento do corpo” consistiu numa atividade de exploração de exercícios em grupo, no qual o jogo e a partilha atuaram como iniciadores de movimento.

O programa de atividades contemplou ainda um Speed-dating que, num momento de conversa informal, permitiu a todos os alunos do Ensino Básico e Secundário que aderiram aos Open Days da UÉ experienciar o espaço de ensino e aprendizagem junto dos atuis estudantes e docentes da Escola de Artes, através da partilha de vivências e competências adquiridas. Em simultâneo, no Colégio Mateus d’Aranda, os participantes tiveram a oportunidade de contactar com diversos instrumentos musicais e de integrar uma atividade de sensibilização para a diversidade de práticas musicais no mundo, conhecendo, assim, o Departamento de Música da Escola de Artes.

Os Departamentos de Artes Cénicas, Arquitetura, Artes Visuais e Design e Música aderiram em força a esta iniciativa que permitiu abrir as portas da Escola de Artes à comunidade estudantil do país. Para o Diogo, estudante do 3º ano da licenciatura em Design na UÉ e atual Presidente do Núcleo de Estudantes da Escola de Artes, o envolvimento da comunidade académica nesta iniciativa é fundamental, destacando a visão única que possuem da instituição que é “essencial para representar os estudantes da UÉ como um todo e para contar na primeira pessoa como é pertencer à Universidade de Évora”.

Mais de 150 alunos de Escolas Básicas e Secundárias de todo o país, desde Castelo Branco, passando por Leiria, Santarém, Setúbal, até Faro, marcaram presença neste primeiro dia em que a Universidade de Évora abriu as portas à comunidade. O que trouxe a Mafalda diretamente do Algarve até Évora foi o curso de Design da Universidade de Évora, “o mais completo do país” que justificou percorrer quilómetros para “não perder esta oportunidade de conhecer a Escola de Artes da UÉ”. O Miguel, apesar de estudar em Évora, não conhecia a Escola de Artes da UÉ, mas não podia deixar de visitar o Colégio dos Leões “que tem um ambiente muito fixe e dá vontade de vir estudar para a UÉ”. A Inês, também aluna da Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, destaca as atividades práticas como o Workshop de Serigrafia, “tem sido interessante participar e, neste caso, estampar a nossa própria camisola”.

Reveja os melhores momentos aqui.

Publicado em 10.04.2024