UÉ atribui Prémios Impacto 2023
Decorreu no dia 15 de fevereiro, no Centro Tecnológico Gil Eanes, a segunda edição dos Prémios Impacto, uma distinção que pretende reconhecer os melhores projetos criados por estudantes da Universidade de Évora no ano de 2023, promovida pela Divisão de Empregabilidade, Comunidade e Projetos Transversais da UÉ.
Uma das categorias premiadas insere-se no SCALE IT UÉvora, que tem como propósito promover o espírito empreendedor, mobilizando o conhecimento universitário para a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As ideias distinguidas com o Grande Prémio EX AEQUO no Concurso de Ideias do Programa SCALE IT 2023, promovido pelo UI.CAN (Universidades como Interface para o Empreendedorismo), foram o Projeto Lecas e o Projeto Sand Connect. O primeiro surge para dar resposta às necessidades das farmácias em aceder e registar dados dos utentes, com vista a melhorar a eficiência do seu serviço, prestando um atendimento mais informado. A aplicação LECAS, disponível em qualquer sistema operativo, desenvolvida por um grupo de estudantes da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora, oferece funcionalidades como agenda única com todas as consultas e exames agendados, registo de dados como a tensão arterial ou níveis de glicémia, informação sobre a medicação regular e alergias e, ainda, acesso a informação útil ou lembretes que promovem um estilo de vida saudável. O Sand Connect é uma plataforma desenvolvida por estudantes da licenciatura em Engenharia Informática da UÉ que permite registar e controlar as reservas dos toldos na praia, partilhar publicamente estes dados e eventualmente outras experiências que possam ser adquiridas na praia, e atribuir espaços de comércio através desta.
A ideia que venceu a XVI Competição Nacional StartUp Programme, promovida pelo Junior Achievement Portugal, selecionada para representar Portugal no Gen-E Festival 2023 que teve lugar na Turquia, foi concebida por um grupo de estudantes do curso de Gestão. A “TRADE” trata-se de uma plataforma de intercâmbio de serviços entre estudantes universitários. Por outro lado, o projeto selecionado para representar a Universidade de Évora na competição nacional Born From Knowledge Ideas 2023, promovida pela Agência Nacional da Inovação (ANI), nasceu da ideia de dois estudantes do programa de doutoramento em Engenharia Mecatrónica da UÉ. O Forest Hawak, um sistema de alerta de baixo custo para fogos florestais, coordenado por Mouhaydine Tlemçani, docente do Departamento de Engenharia Mecatrónica da UÉ, baseia-se em componentes e circuitos eletrónicos de baixo custo para a monitorização precoce e localização precisa e exata dos fogos florestais, tendo sido desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Controlo, em parceria com a startup/spinoff da Universidade de Évora - UniversaPulsar.
Por último, também o Projeto Fluent Speech foi distinguido na segunda edição dos Prémios Impacto, após ter vencido a competição de ideias Évora Innovation Days 2023, promovida pela EIT Health, e tendo sido finalista na competição ‘i-Days Final Event’, tendo representado a Universidade de Évora, apesar de ser integrado por estudantes do mestrado de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A equipa FluentSpeech propõe um serviço que assiste no tratamento e prevenção de distúrbios da fala através do uso de modelos de machine learning para a deteção de padrões motores faciais e vocais de forma a criar ambientes inteligentes e virtuais personalizados. Com isto, é possível gerar um plano personalizado de acordo com o distúrbio da fala (i.e Gaguez, Afasia) de cada utilizador. Sendo também possível o uso para assistir na prevenção de doenças que causem paralisias faciais. Como cada distúrbio da fala tem padrões únicos para cada pessoa, esta aplicação permite assistir terapeutas e médicos especialistas na área constituindo, sem dúvida, mais uma tentativa de avanço no percurso da medicina de precisão.