Constantino Sakellarides recebe Prémio Nacional de Saúde 2019

Constantino Sakellarides, professor catedrático jubilado da ENSP-NOVA teve um papel decisivo na criação da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora, integrando a Comissão Instaladora e membro da Comissão Científica. O agora distinguido com o Prémio Nacional de Saúde de 2019, foi Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora (2017-2018), entre outros cargos, foi diretor-geral da Saúde (1997-1999), Presidente da Associação Europeia de Saúde Pública (2008-2009) e Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (2007-2011).

A iniciativa é da Direção Geral da Saúde (DGS) que, anualmente, distingue uma personalidade que, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O Júri de Atribuição do Prémio Nacional de Saúde deliberou distinguir o Professor Constantino Sakellarides com o Prémio Nacional de Saúde de 2019 “pelo notável percurso académico e profissional e pela brilhante carreira em vários sectores do sistema de saúde”, precisamente no ano em que a DGS comemorou o seu 120.º aniversário.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 31 de janeiro, pelas 16h00, no Auditório do INFARMED, I.P.

Publicado em 01.02.2023