Programa para a Valorização, Inovação e Transferência de Tecnologia no Alentejo divulga resultados

Ilustração do item

Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, da Universidade de Évora (UÉ), asseverou o empenho da Reitoria na simplificação de alguns processos indicando ainda a reorganização prevista dos Serviços para o acompanhamento da investigação a processos de transferência de conhecimento e tecnologia, inovação e pedidos de patentes nacionais e internacionais, de forma mais integrada, “uma decisão importante para identificar e responder melhor aos desafios da investigação” reforçou o Vice-Reitor no seminário “Da investigação à produção - a ação da Universidade de Évora”, que se realizou ontem, dia 6 de dezembro, no Colégio Espírito Santo.

A anúncio foi feito no âmbito do PROVITA – Programa para a Valorização, Inovação e Transferência de Tecnologia no Alentejo, promovido pela Universidade de Évora, que decorreu o seminário “Da investigação à produção - a ação da Universidade de Évora”, que se realizou ontem na Universidade de Évora, dando a conhecer tecnologias desenvolvidas nos seus Laboratórios e Unidades de Investigação e promover a reflexão sobre a relação entre a investigação e a produção/indústria.

Durante a sessão foram apresentadas diversas tecnologias pelos investigadores da Universidade de Évora, nomeadamente: BioProTomate; MonAqua, SensePredict; Fitodiagnosis; MIAPe; Produção in vitro de plantas; Vacina para plantas; REMINETOOL; GA-APAA; NemaLab; PISTA; LITHOS e o ELETERA.

A importância da inovação no desenvolvimento económico foi alvo de análise pelo Eng. Nuno Marques (Portalimpex) e pelo Dr. Pedro Pereira (Byar), num fórum de discussão moderado pelo Dr. Tiago Santos (Sines Tecnopolo). 

Publicado em 07.12.2022