Abílio Fernandes recebeu Honoris Causa pela UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) atribuiu o doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes, antigo presidente da Câmara de Évora numa cerimónia que decorreu ontem, dia 14 de outubro, na Sala dos Actos do Colégio do Espírito Santo da UÉ. O discurso laudatório esteve a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito desta Universidade.

Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, recordou no seu discurso o “contributo inegável” que Abílio Fernandes assumiu após o 25 de Abril de 1974, quer pela afirmação do Poder Local, tendo estado à frente do município durante 25 anos onde desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal (PDM), quer pela participação ativa no processo de classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1986. Para Ana Costa Freitas, o antigo autarca “teve uma visão de afirmação da cidade, ao mesmo tempo que se preocupava em dar mais bem-estar às pessoas, principalmente aos mais desprotegidos”, em simultâneo, “deu mundo à cidade de Évora, inundando-a de cultura”.

Na sua intervenção, o homenageado pretendeu destacar algumas das áreas em que o Município criou dinâmicas de desenvolvimento do território, como a construção de habitação pública e o facto de ter terminado com duas dezenas de bairros clandestinos, ressalvando o facto de se tratar de um “trabalho coletivo e de uma população que colaborou para construir um país novo”, afirmou diante de uma plateia onde assistia o Secretário-Geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa. Natural de Moçambique, Abílio Fernandes, de 83 anos, esteve na presidência do município eborense entre 1976 e 2001, sempre eleito em listas lideradas pelo PCP. Em 2005 foi eleito deputado da Assembleia da República.

No final do seu discurso, o antigo presidente da Câmara Municipal de Évora admitiu ter ficado surpreendido com a atribuição do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, considerando um gesto “ousado” por parte da Reitora da academia eborense. À margem da cerimónia, em declarações aos jornalistas, Ana Costa Freitas, afirmou que esta homenagem “não é política, mas sim um reconhecimento” pelo trabalho desenvolvido pelo antigo autarca.

Recorde-se que a cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes estava inicialmente prevista para março de 2020 adiada por força da pandemia covid-19.

Publicado em 15.10.2021