"4 Episódios e uma Exposição", a lição de jubilação de Christopher Bochmann

Integrada nas comemorações do 12º aniversário da Escola de Artes, decorreu ontem, dia 11, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, a última Lição que assinala a Jubilação do professor Christopher Consitt Bochmann.

Atingindo a jubilação ao fim de mais de 40 anos de carreira no ensino, o professor Catedrático que teve um papel essencial na construção da Escola de Artes deu a sua última lição intitulada “4 Episódios e uma Exposição”, na qual, através de vários momentos que obedeciam, também, à estrutura de uma composição, discorreu acerca do processo criativo envolvido no ato da composição.

Através de vários episódios, remeteu para valores vitais para o trabalho de um compositor, mas que, inegavelmente, apresentam transversalidade com os próprios valores da vida. “A composição é uma extensão da vida e sinto essa necessidade” expressou o Professor jubilado que, ao longo da apresentação, refletiu acerca de questões como a capacidade de aceitar os “elementos inesperados”, de integrar os diversos tons para evitar a repetição, de assumir o ato de compor como uma evolução, “um caminho sem fim”, realçando reiteradamente a importância do fator Equilíbrio, seja na composição ou na própria existência humana.

Após a lição, decorreu, ainda, o descerramento da placa do auditório do Colégio Mateus de Aranda, agora Auditório Christopher Bochmann, que homenageou o percurso académico e profissional do Professor e compositor. Ana Telles, atual Diretora da Escola de Artes, referiu que a “singela homenagem” é uma forma de garantir que “a sua memória será perpetuada num lugar onde tanto deu à Universidade”.

Doutorado em composição pela Universidade de Oxford, Bochmann, dividiu o seu tempo entre a composição, o ensino e a direção. Radicado em Portugal desde os anos 80, lecionou no Instituto Gregoriano de Lisboa, no Conservatório Nacional, Escola Superior de Música de Lisboa, e na Escola de Artes da Universidade de Évora, da qual foi Diretor entre 2009 e 2017. Atualmente é diretor da Orquestra da Universidade de Évora.

Publicado em 12.05.2021