UÉ sobe no European Research Ranking

A Universidade de Évora (UÉ) subiu cerca de 500 lugares no European Research Ranking referente ao ano de 2020, encontrando-se agora classificada na faixa dos 600, num conjunto global de mais 1000 instituições europeias.

Na classificação nacional, composta por 45 universidades, centros de investigação e laboratórios portugueses, ocupa agora a 6ª posição na categoria das Instituições de Ensino Superior, que é liderada pela Universidade Nova de Lisboa. A UÉ realizou, em 2020, cerca de 800 parcerias nacionais e internacionais e participou em mais de 400 projetos, 5 dos quais enquanto instituição coordenadora.

Apesar da descida generalizada que se fez sentir no número de projectos financiados, devido aos impactos da pandemia na investigação, a UÉ apresenta uma subida significativa face aos resultados obtidos na edição do ano anterior, corroborando novamente a posição estratégica que a instituição tem procurado alcançar no âmbito da investigação não só a nível nacional como também internacionalmente.

O European Research Ranking é um ranking que avalia um grupo de mais de mil instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, e que baseia a sua classificação nos dados fornecidos pelo Serviço Comunitário de Informação para a Investigação e o Desenvolvimento (CORDIS).

Entre os critérios de classificação utilizados estão o número total de projetos em que a instituição participou, o financiamento total alocado nesses projetos, bem como o número de parcerias e alianças, os índices de liderança em projetos e a diversidade de áreas de investigação.

Publicado em 12.04.2021