Estudantes da UÉ recebem prémio do Start Up Programme

Seis equipas da Universidade de Évora (UÉ), foram selecionadas para a final nacional do concurso Start Up Programme, promovido pela Junior Achievement Portugal, que se realizou-se no dia 25 de março. Uma delas recebeu o prémio “Comunicação” por ter sido a melhor a comunicar a sua ideia.

A equipa, constituída pelos estudantes Guilherme Mota, Inês Assunção, José Gonçalves e Mariana Sequeira, foi distinguida com o prémio Comunicação, já que foi aquela que melhor expôs o seu projeto, a aplicação Buy Culture. Trata-se de uma app dedicada ao artesanato e aos produtos típicos e regionais, que reúne diversas informações sobre os mesmos, nomeadamente, as suas características, o local de venda e o seu preço, que podem depois ser consultadas pelos turistas.

As seis equipas da UÉ selecionadas para esta final eram constituídas por estudantes que já frequentaram a unidade curricular de Empreendedorismo e Inovação, tratando-se de duas equipas do semestre par do ano letivo 2018/2019 e de quatro equipas do semestre impar 2019/2020.

Destas seis equipas, três delas, constituídas por alunos da licenciatura em Gestão, participaram na final, tendo preparado um vídeo onde apresentavam o seu pitch que posteriormente foi avaliado pelo júri do concurso durante a manhã. Durante a tarde do dia 25, as equipas tiveram de responder a três preguntas em inglês formuladas pelo jurado.

Outra das equipas finalistas, composta pelos estudantes Diogo Cardoso, Diogo Martins, Joana Batarda e Matilde Gonçalves, apresentou o Healthy Tracks, um aplicativo que promete oferecer o estilo de vida adequado a cada utilizador, segundo os seus interesses pessoais. Também na final esteve presente a equipa Maia, constituída por Ana Curto e Ana Ferreira, que conceberam uma marca que confeciona e comercializa calças de ganga personalizadas que prometem respeitar as distintas formas físicas de cada uma das suas clientes.

Esta décima terceira edição do Start Up Programme decorreu em formato virtual, dadas as circunstâncias atuais relacionadas com as medidas de contingência de COVID-19. Este concurso serve para motivar os jovens empreendedores do ensino universitário, entre 19 e 30 anos, a criarem e experimentarem a gestão de mini-empresas, dando-lhes uma perspetiva real de como as suas aptidões podem ser utilizadas no desenvolvimento de um negócio.

Publicado em 27.03.2020