Évora, Valência e Rio Grande do Norte organizam conferência Internacional na UÉ

A Universidade de Évora, Universidade de Valência (Espanha) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) organizam a IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - “Students & Teachers. Elegendo o tema da relação entre o ensino e a aprendizagem dando particular relevo aos seus atores fundamentais, ou seja, estudantes e professores, esta conferência internacional decorrerá na Universidade de Évora nos dias 23 e 24 de abril de 2020.

Segundo a organização, “nos últimos tempos a componente de investigação e produção científica tem assumido o papel principal no contexto universitário deixando na penumbra a dimensão fundamental do ensino e da aprendizagem, em particular, a sua vertente pedagógica”. Desta forma, os investigadores assumem “que a reflexão em torno da pedagogia universitária continua a não ser uma prática corrente no meio universitário apesar da Reforma de Bolonha, dos desafios resultantes da massificação de todos os ciclos de estudo e do considerável desenvolvimento tecnológico.”

"A necessidade de se pensar a pedagogia universitária, em que a aprendizagem pelo estudante assume a centralidade é, por certo, partilhada por muitos professores universitários, independentemente da sua disciplina ou área científica", avança a organização, contudo, segundo avançam "no campo da pesquisa sobre aprendizagem e ensino no ensino superior, na perspectiva de estudantes e professores, há muito a ser esclarecido". Esta conferência pretende desta forma "abrir um espaço de reflexão e partilha no âmbito da pedagogia universitária, incluindo as contribuições críticas da psicologia, da sociologia e outras áreas científicas numa perspectiva multidisciplinar sobre a pertinência de se caminhar para a construção de uma maior ‘profissionalidade’ docente e de se ampliar a compreensão do papel dos estudantes em contextos de educação superior".

A Educação Superior, a Transição para o Ensino Superior; Pedagogia Universitária; Ensino e Docência; Desenvolvimento e Aprendizagem; Socialização no contexto universitário; a Inclusão Educativa e Bem-Estar; a Tecnologia Educativa; as Politicas Educativas; Educação e Género e a Transição para o mercado de trabalho são os temas debatidos nesta conferência internacional presidida por Maria Elisa Chaleta, Professora do Departamento de Psicologia e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

Publicado em 26.02.2020