Dia da Universidade 2025
A Universidade de Évora abre oficialmente o novo ano letivo no próximo dia 1 de novembro, com a habitual sessão solene no Colégio do Espírito Santo, um dos momentos mais simbólicos da vida académica eborense. Neste dia celebra-se a fundação da Universidade Jesuíta, que remonta a 1559.
A Universidade de Évora foi a segunda instituição universitária criada em Portugal. Enquanto metrópole eclesiástica e residência temporária da Corte, Évora revelou-se desde cedo como o local mais adequado para acolher a nova universidade. Embora a ideia de fundar a segunda universidade do Reino tenha partido de D. João III, a sua concretização coube ao Cardeal D. Henrique.
Profundamente interessado nas questões do ensino, o Cardeal D. Henrique iniciou por fundar o Colégio do Espírito Santo, confiando-o à recém criada Companhia de Jesus. Mesmo antes de concluídas as obras do Colégio, solicitou a Roma a sua elevação a Universidade plena. Com a aprovação do Papa Paulo IV, expressa na bula Cum a nobis, de abril 1559, foi então instituída a nova Universidade, cuja inauguração solene ocorreu no dia 1 de novembro desse mesmo ano.
