Melhoria da produtividade da fileira dos bovinos de carne
- Universidade de Évora(líder)
- Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos(parceiro)
- Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana(parceiro)
- Herdade da Vinha da Zambujeira e Caeirinha - Sociedade Agro-pecuária, Lda(parceiro)
- INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária(parceiro)
- Jorge Rodrigo Nunes de Vasconcelos de Lancastre Bobone(parceiro)
- Rui José Cordovil Fernandes Cardoso(parceiro)
- Ruralbit, Lda(parceiro)
- SATEG - Sociedade Agrícola Tello Gonçalves, Lda(parceiro)
- Sociedade Agrícola de Segovia, Lda(parceiro)
- Zea, Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda.(parceiro)
Resumo
Esta parceria visa atingir 5 Objetivos principais perfeitamente integrados no âmbito da fileira dos bovinos de carne que, ao serem atingidos através de 5 Ações fundamentais, propiciarão o desenvolvimento de novos processos, tecnologias e produtos. Estes novos processos tecnologias e produtos contribuirão incontestavelmente para a obtenção de novos conhecimentos e práticas ao nível do sector produtivo e, consequentemente para a melhoria da eficiência bioeconómica da produção de carne de bovino, com reflexo na rentabilidade das explorações agropecuárias, no mundo rural e na economia Portuguesa.
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivo/Ação A – Planos de Alimentação
Construir e disponibilizar informação sobre planos alimentares/suplementação adequados às necessidades do efetivo bovino explorado em sistemas extensivos.
Objetivo/Ação B – Planos Reprodutivos
Melhorar a eficiência reprodutiva através da correta identificação do problema em cada momento e da disponibilização de orientações técnicas inovadoras e processos eficazes.
Objetivo/Ação C – Consumo Alimentar Residual (CAR)
Determinar a eficiência biológica e alimentar de bovinos machos de raça Mertolenga e Alentejana a partir da medição da Ingestão Alimentar Residual (CAR).
Objetivo/Ação D – Pesos Económicos e Índices de Seleção
Determinar os pesos económicos de diversos caracteres com destaque para o intervalo entre partos, a vida útil de fêmeas e de machos, a taxa de mortalidade dos bezerros, o peso ao desmame, a duração do acabamento, o peso médio da carcaça de vitelos, vitelões e novilhos e o rendimento de carcaça.
Objetivo/Ação E – Modelos de Crescimento
Desenvolver um modelo de suporte a uma ferramenta de apoio à decisão em criação e engorda de machos que será disponibilizada on-line aos produtores. Essa ferramenta permitirá, usando custos de produção e preços de venda no mercado proporcionados pelo Objetivo D, a previsão individual do peso futuro, da idade ótima de abate e do lucro associado, em função do peso atual do animal e dos valores genéticos.