2023

Condicionamento Ambiental

Nome: Condicionamento Ambiental
Cód.: ERU10438M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Através desta unidade curricular de mestrado o aluno adquirirá competências para resolver problemas e actuar na climatização de construções rurais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com esta disciplina dotar os alunos das competências necessárias para actuar ao nível do condicionamento ambiental das construções inerentes à cadeia alimentar sejam elas ligadas ao sector da produção (estufas e instalações para animais) ou ao sector de conservação e transformação de produtos alimentares (câmaras frigoríficas, secadores, etc.).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução. Importância do condicionamento ambiental nas construções rurais.
2. Balanços térmico e de massa. Equação geral e simplificada; Condições de projecto; Processos de transferência de calor.
3. Noções de Psicrometria. Equações de estado; Formas de expressar a temperatura e humidade do ar; Carta psicrometrica; Processos de condicionamento ambiental.
4. Isolamento térmico. Transmissão de calor através dos materiais de construção; Resistência térmica e coeficiente de transmissão térmica globais.
5. Condensação. Condensação superficial e seu controlo.
7. Ventilação. Objectivos; Métodos de cálculo dos caudais de ventilação; Ventilação natural; Ventilação forçada.
8. Climatização. Sistemas de aquecimento; Sistemas de arrefecimento; Estimativa das necessidades de climatização de estufas, instalações pecuárias, etc.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas. Exposição teórica das matérias e resolução de exercícios práticos de aplicação em cada tema.
De acordo com as boas práticas de avaliação no ensino superior, a metodologia de avaliação será definida na primeira aula em concordância entre o docente e os estudantes. Deste modo, na primeira aula são apresentadas aos estudantes duas possibilidades:
1. A classificação final resulta de 2 provas de frequência (avaliação contínua, 50% cada) ou exame final (100%)
2. A classificação final resulta de uma prova escrita com toda a matéria (50%) e de trabalhos com apresentação e discussão na sala de aula (50%).
Os estudantes selecionam qual a metodologia, após o que serão definidas as datas para as provas e divulgado na plataforma Moodle.
A metodologia de avaliação seleccionada aplica-se para a avaliação contínua e exame (todas as épocas).

Avaliação

Métodos de avaliação (contínua e exame, incluindo época especial)


Realização de provas de avaliação escritas.


- Regime de avaliação contínua. 2 Provas escritas, sendo a primeira realizada durante o período lectivo e a outra no período de exames.


- Exame final


Os alunos que se apresentem às 2 provas de avaliação contínua não poderão ir a Exame Final em época normal, pelo que a data da 2ª prova, acordada com os alunos, será coincidente com a data da prova de exame.


CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO


Todas as provas escritas  >  8 valores e Nota Final  > 9,5 valores

Bibliografia

Albright L. (1990). Environmental Control for Animals and Plants. ASAE ed. 453 pp.
BAPTISTA F. (2018). Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
BAPTISTA FJ e FITAS DA CRUZ V. (2007). Ventilação natural de estufas. Princípios físicos. Ingenium 98:46-52.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). A Ventilação Natural e o Controlo Ambiental em Instalações Para Animais. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 51 pp.
BAPTISTA-ALMEIDA F.J. (1996). Ventilação Natural de Estufas e Métodos Experimentais de Determinação de Caudais de Ventilação. Relatório elaborado no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Universidade de Évora. 102 pp.
Stanghellini C., Van 't Ooster B., Heuvelink E. (2019). Greenhouse horticulture. Technology for optimal crop production. Wageningen Academic Publishers, 300 pp.