2023

Hidráulica Aplicada

Nome: Hidráulica Aplicada
Cód.: ERU10437M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Rural

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dar aos alunos os conhecimentos de base de Hidráulica necessários para o engenheiro no domínio do regadio. Aplicar estes conhecimentos em casos específicos deste domínio, preparando o aluno para o projeto e gestão dos sistemas de rega e drenagem. Deve ser considerada como unidade curricular de base para futuras disciplinas de Tecnologia e Projeto de Rega e Drenagem.

Conteúdos Programáticos

1. Propriedades físicas dos fluidos. 2. Hidrostática: pressão hidrostática; medição da pressão; manómetros; impulsão hidrostática; Impulsão hidrostática sobre superfícies planas e curvas; Teorema de Arquimedes.3. Hidrocinemática: conceitos fundamentais; caudal e velocidade média; tipos de escoamento; equação da continuidade; aplicações.4. Hidrodinâmica: Teorema de Bernoulli e sua aplicação a líquidos ideais e reais; potência hidráulica. 5. Escoamentos em pressão: perdas de carga contínuas e leis de resistência; perdas de carga singulares; cálculo das instalações e traçado das condutas. 6. Bombas hidráulicas: tipos de bombas; seleção das bombas; verificação das condições de funcionamento; bombas em série e em paralelo; estações de bombagem. 7.Escoamentos com superfície livre: Tipos de escoamento; escoamento uniforme e leis de resistência; aplicação do Teorema de Bernoulli. 8. Orifícios e descarregadores: tipos e características principais; equações de vazão

Métodos de Ensino

Aulas teórico-prátIcas sobre os diferentes temas do programa da disciplina e resolução de problemas teórico-práticos nas aulas pelos alunos com acompanhamento do professor.
A avaliação contempla a realização de dois testes teórico práticos acordados com os alunos, cada um sobre metade do programa da disciplina e tendo cada um peso de 50% na avaliação final. Os alunos para ficarem dispensados do exame final terão de ter pelo menos 7 valores (numa escala de 0 a 20) em cada um dos testes.
Quer o exame da época normal quer o da época de recurso serão também teórico-práticos e a cada um dos exame deverão ir os alunos que não tenham tido aprovação através dos dois testes e ainda os que, embora com avaliação positiva nos dois testes, queiram melhorar a sua classificação final.

Avaliação

Serão realizados dois testes parcelares e dois exames globais finais (época normal), todos com uma componente teórica e uma componente prática.


Os testes e os exames são classificados de 0 a 20 valores, dando-se igual peso às componentes teórica e teórico-prática


A nota final é calculada pela média aritmética da classificação obtida nos testes ou será a nota obtida em exame.


A classificação mínima em cada teste é de 8,0 valores. Os alunos que tenham obtido uma classificação média dos dois testes igual ou superior a 9,5 valores ficarão dispensados do exame final.


O segundo teste será realizado em simultâneo com a 1ª data do exame da época normal, devendo os alunos optar por um ou por outro.


À 2ª data do exame da época normal poderão apresentar-se os alunos que não tenham obtido uma nota média de, pelo menos, 9,5 valores no conjunto dos dois testes ou a mesma nota mínima na 1ª data do exame da época normal. Poderão ainda apresentar-se os alunos que, embora com classificação positiva na 1ª data, pretendam fazer melhoria de nota; estes ficarão com a classificação final que resultar da melhor classificação dos exames das duas datas.


Nos exames e nas frequências, as componentes teórica e teórico-prática terá um peso de 10 valores


As datas das avaliações serão:


1º teste – 17/11/2016


2º teste – 11/01/2017


Exame época normal (1ª data) - Em simultâneo com o 2º teste



Exame época recurso (2ª data) - 26/01/2017

Bibliografia

Barbosa, J. N. (1985) – Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral (Vol 2). Porto Editora.
Chaudhry, M. H. (1993) – Open-Channel Flow. Prentice Hall.
Chow, V.T. (2009) Open-channel Hydraulics. Blackburn press.
French, R.H. (1986) – Open-Channel Hydraulics. McGraw-Hill Book Company, International student Edition.
Lencastre, A. (1996) – Hidráulica Geral. Univ. Nova Lisboa.
Manzanares, A.A. (1980) – Hidráulica Geral. Vol II, AEIST, Lisboa.
Quintela, A.C. (2014) – Hidráulica. F.C. Gulbenkian (13ª edição), Lisboa
Rijo, M. (2010) – CANAIS DE ADUÇÃO. Projecto, Operação, Controlo e Modernização. Edições Sílabo.
Silva, L.L. & Moreira M.M.V. (2003) Hidráulica Geral. Exercícios Resolvidos e Explicados. Universidade de Évora, Évora.


Equipa Docente