2025
Prática Pedagógica em Jardim de Infância
Nome: Prática Pedagógica em Jardim de Infância
Cód.: PED14971L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Conhecer as características da ação educativa de qualidade com crianças dos 3 aos 5 anos em contexto de jardim de infância.
2. Caracterizar a organização do ambiente educativo do jardim de infância e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes
3. Conhecer as características e necessidades de crianças até aos seis anos e refletir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária
4. Conhecer modalidades de interação com o contexto familiar e com a comunidade
5. Desenvolver progressivamente competências subjacentes à ação educativa: capacidade relacional e de comunicação; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidade de observação, planificação, ação e avaliação
6. Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida utilizando práticas de autoscopia e avaliação cooperada
2. Caracterizar a organização do ambiente educativo do jardim de infância e refletir criticamente sobre as opções organizativas subjacentes
3. Conhecer as características e necessidades de crianças até aos seis anos e refletir sobre as experiências educativas adequadas a esta faixa etária
4. Conhecer modalidades de interação com o contexto familiar e com a comunidade
5. Desenvolver progressivamente competências subjacentes à ação educativa: capacidade relacional e de comunicação; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidade de observação, planificação, ação e avaliação
6. Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida utilizando práticas de autoscopia e avaliação cooperada
Conteúdos Programáticos
1.Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar
2.Fundamentos e princípios da Educação Pré-Escolar
3.Orientações curriculares para a educação pré-escolar
4.A intencionalização da ação educativa: observar, escutar, registar, planear, agir, avaliar
5.A organização e gestão do ambiente educativo: espaços e materiais, tempo, grupo.
6.A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares
7.A participação das famílias na vida do jardim de infância
8.Interação com a comunidade
9.Continuidade educativa: Transição do Jardim de Infância para o 1º CEB.
10.O papel do educador e a monodocência
11.A escrita profissional e reflexiva: o Caderno de formação
2.Fundamentos e princípios da Educação Pré-Escolar
3.Orientações curriculares para a educação pré-escolar
4.A intencionalização da ação educativa: observar, escutar, registar, planear, agir, avaliar
5.A organização e gestão do ambiente educativo: espaços e materiais, tempo, grupo.
6.A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares
7.A participação das famílias na vida do jardim de infância
8.Interação com a comunidade
9.Continuidade educativa: Transição do Jardim de Infância para o 1º CEB.
10.O papel do educador e a monodocência
11.A escrita profissional e reflexiva: o Caderno de formação
Métodos de Ensino
Utilizam-se metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos estudantes, individualmente e em grupo, em diálogo com referenciais teóricos e praxiológicos e com os contextos educativos de pré-escolar, nomeadamente:
Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
Aulas expositivas com debate;
Trabalhos de pesquisa em grupo ou individuais;
Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos/as estudantes;
Observação participante em jardim de infância + uma semana de intervenção cooperada,
Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em jardim de infância;
Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem
Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
Aulas expositivas com debate;
Trabalhos de pesquisa em grupo ou individuais;
Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos/as estudantes;
Observação participante em jardim de infância + uma semana de intervenção cooperada,
Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em jardim de infância;
Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem
Avaliação
Numa perspetiva de avaliação para a aprendizagem o processo de avaliação compreende:
- uma dimensão de autorregulação de cada estudante apoiada num Plano Individual de Trabalho que imprime sentido ao trabalho desenvolvido.
- o diálogo de acompanhamento do trabalho dos estudantes oral e por escrito pela docente da UC e pelas educadoras cooperantes;
- realização de um portfolio com evidências do processo de aprendizagem e do trabalho desenvolvido nas instituições, orientados Pelo PIT.
- Avaliação cooperada da observação participante e intervenção com base no perfil de desempenho profissional do/a educador/a.
Classificação: nota do Portfolio (60%)+ nota da intervenção em jardim de infância (40%)
Nota: Pela sua especificidade esta UC não contempla o regime de exame com avaliação diferente.
- uma dimensão de autorregulação de cada estudante apoiada num Plano Individual de Trabalho que imprime sentido ao trabalho desenvolvido.
- o diálogo de acompanhamento do trabalho dos estudantes oral e por escrito pela docente da UC e pelas educadoras cooperantes;
- realização de um portfolio com evidências do processo de aprendizagem e do trabalho desenvolvido nas instituições, orientados Pelo PIT.
- Avaliação cooperada da observação participante e intervenção com base no perfil de desempenho profissional do/a educador/a.
Classificação: nota do Portfolio (60%)+ nota da intervenção em jardim de infância (40%)
Nota: Pela sua especificidade esta UC não contempla o regime de exame com avaliação diferente.
Bibliografia
Cardona, M.J. (Coord.), Silva, I., Marques, L., & Rodrigues, P. (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. M. E./DGE
Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de agosto. Diário da República, 1ª série - N.º 201.
Formosinho, J.; Monge, G. & Oliveira-Formosinho, J. (2016). Transição entre ciclos educativos. Uma investigação praxeológica. Porto Editora
Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro. Diário da República, 1º série N.º 34
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e Envolvimento das Famílias Construção de Parcerias em Contextos de Educação de Infância. M. E./DGE
Moita, M. C. (2012). Para uma ética situada dos profissionais de educação de infância. APEI.
Oliveira-Formosinho, J. (org.). (2013). Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora.
Silva, I; Marques, L; Mata, L; Rosa, M.(2016) Orientações curriculares para a educação pré-escolar. ME/DGE
Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de agosto. Diário da República, 1ª série - N.º 201.
Formosinho, J.; Monge, G. & Oliveira-Formosinho, J. (2016). Transição entre ciclos educativos. Uma investigação praxeológica. Porto Editora
Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro. Diário da República, 1º série N.º 34
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e Envolvimento das Famílias Construção de Parcerias em Contextos de Educação de Infância. M. E./DGE
Moita, M. C. (2012). Para uma ética situada dos profissionais de educação de infância. APEI.
Oliveira-Formosinho, J. (org.). (2013). Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação. Porto: Porto Editora.
Silva, I; Marques, L; Mata, L; Rosa, M.(2016) Orientações curriculares para a educação pré-escolar. ME/DGE
Equipa Docente
- Ana Artur Marques [responsável]
- Ana do Rosário de Carvalho Arcadinho