2025

Oficina da Língua Materna

Nome: Oficina da Língua Materna
Cód.: PED14968L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Analisar criticamente os documentos oficiais para o ensino e a aprendizagem da língua materna.
2 – Compreender o desenvolvimento da linguagem oral e das competências comunicativa e linguística nas crianças.
3 – Conhecer e refletir sobre o processo de literacia emergente e consequente ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
4 – Compreender o processo de comunicação literária e o fomento da educação literária nas crianças.
5 – Relacionar o ensino e a aprendizagem da gramática com o desenvolvimento da linguagem oral e do código escrito.
6 - Desenvolver e estruturar momentos de práticas para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da língua materna através de atividades de receção e de atividades de produção.
7- Conhecer e integrar a investigação produzida no âmbito do ensino e da aprendizagem da língua materna e da literatura.

Conteúdos Programáticos

1.Os documentos oficiais para o ensino e a aprendizagem da língua materna.
2.O desenvolvimento da comunicação oral e das competências comunicativa e linguística.
3.Da literacia emergente à aprendizagem formal da língua escrita.
4.A promoção de uma educação literária.
5.A gramática no processo de ensino e da aprendizagem da língua materna.
6.A conceção de práticas para o trabalho com a língua materna e a literatura– planificação, desenvolvimento e avaliação.
7.A investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem da língua materna e da literatura.

Métodos de Ensino

As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, aplicações tecnológicas e observação direta) para apoio às situações de aprendizagem - baseadas em investigação, em projetos, em problemas. São realizadas visitas de estudo a diferentes contextos (bibliotecas, bebetecas, livrarias, museus) que contribuem para a diversificação de experiências de aprendizagem e um maior enriquecimento da formação. O processo de ensino e de aprendizagem é mediado pela avaliação com funções de regulação, facilitadora da autonomia e autorregulação das aprendizagens.

Avaliação

A avaliação segue o regime de avaliação da Universidade de Évora, que prevê duas modalidades.
Regime de avaliação contínua
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas – peso 10%
Trabalho 1 – Com este trabalho nº 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente – peso 45%
Trabalho 2 – Com este trabalho nº 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente – peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita – 100%

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais – Português – 1º ciclo do ensino básico. (2018). Ministério da Educação
Azevedo, F. & Balça, A. (2016) Leitura e educação literária. Pactor
Balça, A. (2021). Oralidade, leitura e escrita: Uma relação desigual na escola. Poiésis, 15(27). 19-31
Guerrero, P. & Caro, M. T. (2015). Didáctica de la Lengua y Educación Literaria. Pirámide.
Lopes, J. A. T. et al. (2014). Ensino da leitura no 1.º ciclo do ensino básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Silva, I. L. (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação.
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2014). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Santillana
Yopp,H.K. & Yopp,R. H.(2014). Literature-Based Reading Activities (6ª ed.). Pearson.
Cadernos de Educação de Infância. Revista da Associação de Profissionais de Educação de Infância
Escola Moderna. Revista do Movimento da Escola Moderna