2025

Oficina de Educação Artística e Educação Física

Nome: Oficina de Educação Artística e Educação Física
Cód.: PED14967L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer as aprendizagens essenciais da Educação Artística e da Educação Física e
2. Conhecer os princípios pedagógicos fundamentais do ensino nas áreas da Educação Física e da Educação Artística (Teatro, Música, Artes visuais, dança) na Infância;
3. Ser capaz de articular e integrar conteúdos transversais das várias áreas da Educação Física e da Educação Artística;
4. Compreender e desenvolver a auto-consciência nos processos de criação no âmbito da Educação Artística e Educação Física bem como a capacidade de comunicação no seio do grupo
5. Conceber atividades/projetos pedagógicos integradores dos conteúdos das áreas da Educação Artística e Educação Física

Conteúdos Programáticos

1. Educação artística e educação física como expressão do eu, de comunicação com os outros e de conhecimento do mundo
2. Educação artística e educação física enquanto eixos estruturantes da dinâmica inter-grupal
3. O corpo e a sua performatividade como mobilizador de pensamento e acção
4. Aprendizagens essenciais da Educação Artística e da Educação Física na Educação Básica
5. Perpetivas integradoras dos domínios da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com outras áreas de conhecimento)
6. Planeamento e intervenção/dinamização de projetos de EA & EF e sua análise crítica.

Métodos de Ensino

O processo de ensino é constituído maioritariamente por sessões teórico-práticas onde será dada prioridade ao envolvimento e à participação directa dos estudantes na conceção e experimentação de projetos e atividades globalizantes, do interesse dos estudantes e por eles selecionadas, integrando as dimensões das diversas linguagens de educação artística - Musical, Visual, Dramática e Corporal e da educação física.
Privilegia-se o trabalho em cooperação na planificação, produção criativa, implementação e reflexão crítica sobre o desenvolvimento e os resultados dos projetos.
Será promovida a partilha sobre o desenvolvimento dos projetos e dos seus resultados numa plataforma digital colaborativa (e.g. Padlet)
Quando implementados em contexto educativo, a ação pedagógica será supervisionada pelos docentes.

Avaliação

Componentes do regime de avaliação contínua:
AC1 (20%)- Portfólio individual
AC1 (60%)- Conceção, produção/implementação de um projeto de integração da Educação Física e da Educação Artística (em grupo)
AC2 (20%)- Relatório crítico sobre o projeto realizado.
Os critérios utilizados na avaliação dos vários componentes de avaliação serão discutidos e acordados com os estudantes.
Componentes do regime de avaliação final:
AF1 (40%)-O mesmo trabalho considerado em AC2. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UE?) devendo a componente de produção/implementação prática realizar-se durante o período de aulas.
AF2 (60%) – Individual - Relatório crítico sobre AF1 entregue nas épocas de avaliação final.
A aprovação depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o estudante possuir nota inferior a 10 valores em qualquer uma das componentes

Bibliografia

Assis, M. et al.(2017). Ensaios entre Arte e Educação. Fundação Calouste Gulbenkian
Fazenda, I. (2001). Práticas interdisciplinares nas escolas. Cortez.
Fróis. J. (Coord.) (2000). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares: FCG
Martins, G. (Coord.) et al (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE
Pereira, M.; Cunha, M. (1997). As Expressões Artísticas Integradas: Contributos para uma reflexão. L. Leite, et al. (orgs.). Didácticas e Metodologias da Educação. (1067-1076). Universidade do Minho.
Solomon, J. & Murata, N.M. (2008). Physical education and language arts: An interdisciplinary teaching approach. Strategies: A Journal for Physical and Sport Educators, 21(6),19-23