2025

Literacia Física

Nome: Literacia Física
Cód.: PED14943L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Compreender o significado de literacia física e a sua importância para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças, os estilos de vida ativos, a cidadania, a inclusão e equidade de género
2.Compreender o papel da EF e da atividade física e desportiva na promoção da literacia física
3.Conceber projetos de promoção da literacia física, inclusivos e significativos em relação às caraterísticas dos contextos de prática, formais e não formais e das crianças que neles participam
4.Conceber/Planificar ambientes lúdicos desafiadores de prática de atividade física não dirigida ou semi-dirigida
5.Saber gerir de forma eficaz e pedagogicamente relevante situações de prática lúdica e de AF promotoras de literacia física
6.Apresentar, refletir e discutir, de forma fundamentada, sobre os resultados das ações de promoção da literacia física
7.Refletir criticamente sobre as próprias aprendizagens
8.Cooperar, propondo e desenvolvendo iniciativas adequadas ao sucesso das propostas de ação.

Conteúdos Programáticos

1. A Educação Física e a Literacia Física
A Literacia Física como competência-chave na aprendizagem ao longo da vida
O papel da Educação Física na promoção da Literacia Física
A Literacia física, a saúde e os estilos de vida ativos
A Literacia física, a cidadania ativa, a inclusão e equidade de género

2. Conceção e implementação de ações e práticas promotoras Literacia Física
Fontes estruturantes do planeamento
Decisões estratégicas na organização da ação pedagógica
A gestão do espaço, dos recursos, das tarefas, dos interesses e das competências
Estratégias de intervenção pedagógica
A inclusão e diferenciação pedagógica
A ludicidade nas tarefas de aprendizagem
A relação pedagógica
A regulação da ação pedagógica

Métodos de Ensino

Apresentação de questões/problemáticas subjacentes aos pressupostos teóricos, indutoras de pesquisas (autónomas ou orientadas) e consequente discussão participada. Esta problematização pode surgir da análise de textos, artigos, visionamento de imagens ou de vídeos.
Desenvolvimento durante o semestre de um projeto de literacia física, em cooperação que contempla as fases de: planeamento, de dinamização/intervenção em situação real num contexto formal ou não formal e avaliação/reflexão sobre as aprendizagens realizadas. No final, o projeto será apresentado na turma promovendo-se a reflexão sobre os seus resultados. Neste processo serão utilizados meios digitais e audiovisuais como ferramentas de aprendizagem.
A implementação do projeto será interligada com as atividades de outras UC que decorrem em simultâneo durante o semestre.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa.

Avaliação

Componentes de avaliação contínua:
AC1 (60%) Em grupo: Concepção de um projeto de literacia física e sua implementação em contexto educativo
AC2 (40%) Individual: Relatório crítico sobre o projeto realizado.
Os critérios utilizados na avaliação serão discutidos e acordados com os estudantes.
As propostas de trabalho serão alvo de avaliação formativa, tendo os estudantes possibilidade de melhorar os trabalhos antes da sua versão final.
Componentes do regime de avaliação final:
AF1 (40%) O mesmo trabalho considerado em AC1. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico UE?) devendo a componente de implementação prática realizar-se durante o período de aulas.
AF2 (60%) Individual - Relatório crítico entregue nas épocas de avaliação final.
A aprovação depende da obtenção da classificação final mínima de 10 valores, não podendo o estudante possuir nota inferior a 10 valores em qualquer uma das componentes.

Bibliografia

Archer, C., & Siraj, I. (2015). Encouraging physical development through movement-play.Sage.
Dudley, D. & Cairney, J. (Eds) (2021). Physical Literacy: Learning for sustainable development. Prospects, 50 (1-2)
Durden-Myers, E. J., Green, N. R., & Whitehead, M. E. (2018). Implications for Promoting Physical Literacy. Journal of Teaching in Physical Education, 37(3), 262–271.
Lopes, F. & Neto, C. (2018). Brincar em todo o lado. C.M.Cascais
Neto, C. (2020). Libertem as crianças. A urgência de brincar e ser ativo. Contraponto
Veiga, G. et al. (2021). Outdoor education practices for early childhood education – A practical book for parents and practitioners. Sakarya Univ.

Equipa Docente