2025

Desafios da Cultura Contemporânea

Nome: Desafios da Cultura Contemporânea
Cód.: LLT15882L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Distinguir e integrar as duas declinações do conceito de Cultura: ciência do costume e erudição.
2. Identificar produtos e fenómenos culturais contemporâneos, sem fronteiras geográficas pré-definidas.
3. Reconhecer especificidades e interpretar, num nível mais superficial, várias linguagens estéticas.
4. Saber relacionar os cruzamentos das diferentes linguagens que, num mesmo objeto ou fenómeno, contribuem para o seu sentido.
5. Reconhecer, para intervir em conjunto, públicos diversos de cultura.

Conteúdos Programáticos

1. Da erudição como realidade empírica das atividades em torno da cultura `a cr?tica com enfoque no discurso sobre cultura.
a) Problematização de conceitos.
b) Globalização e diversidade.
c) Multiculturalismo e interculturalidade.
d) Nação e pós-colonialismo.
e) Comunicação de massas e industrias culturais.
f) Sociedade e novas tecnologias.
2. Arte e Cultura: cultura, contracultura, anticultura e mainstream. Subculturas, culturas urbanas e cosmopolitismo.
3. Processos de divulgação artística e de massificação da cultura. A cultura e os media. O consumismo e a industria da cultura. Estratégias de comunicação e produções artísticas: o kitsch, graffiti, cultura pop, o filme bighit e o romance bestseller, crossover, romance cor-de-rosa, telenovelas.
Temas de cultura, temas de leitura
1. Glocalização: a presença da dimensão local na produção de uma cultura global.
2. Ócio, lazer e tempo livre: equívocos em torno da erudicao.
3. A aceleração contemporânea

Métodos de Ensino

Exposição teórica e comentário crítico-comparativo de textos (e excertos) de obras de bibliografia de referência teórica; leitura e comentário de textos (ou excertos) de obras literárias e de obras noutras linguagens estéticas (das artes visuais `as artes performativas e audiovisuais); intervenções orais dos estudantes sobre os temas, os contextos ou as relações intertextuais ou intermediais do corpus selecionado em função do perfil dos grupos de estudantes. Observação de situações em que se discute a cultura contemporânea a partir de textos de base teórica ou de contornos judicativos, como os textos de crítica sobre casos concretos de criação e receção artística.

Avaliação

A avaliação contínua permite que cada estudante deva realizar, durante o período letivo, duas provas de avaliação (50% cada) através das quais mostre mobilizar reflexões e aprendizagens desenvolvidas ao longo do tempo das aulas. A avaliação contínua implica a presença nas aulas, de acordo com o Regulamento Académico em vigor.
A avaliação por exame consiste numa prova escrita realizada na época de exames, com o peso de 100%, e pode recair sobre qualquer ponto do programa sumariado nas aulas.

Bibliografia

Eco, Umberto, Confiss?oes de Um Jovem Escritor, Livros Horizonte, 2012.
Larrosa, Jorge. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre as linguagens da experiência em Tremores. Escritos sobre experiência. Autêntica 2014.
Martins, Manuel Frias, A Lágrima de Ulisses. Regimes da Cultura Literária, Editora Exclamac¸?ao, 2021.
Petit, Mich`ele, Ler o Mundo. Experiências de transmissão cultural na actualidade, Faktoria K de Livros, 2020.
Schwanitz, Dietrich (1999), Cultura tudo o que é preciso saber, Dom Quixote, Lisboa, 2004.

Equipa Docente