2025
Aquisição do Português como Língua Materna
Nome: Aquisição do Português como Língua Materna
Cód.: LLT14975L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos gerais: Enquadrar a investigação sobre o estudo da Aquisição da Linguagem e caracterizar esse estudo no que diz respeito ao caso específico do Português, com particular enfoque na variante europeia, aos vários níveis linguísticos, dando conta do impacto do sistema de ensino nesse processo.
Resultados previstos: No final do semestre letivo os alunos deverão ser capazes de: dar conta de como evoluíram os estudos sobre Aquisição da Linguagem desde a década de 1950; caracterizar os estádios fundamentais de aquisição e desenvolvimento do Português; analisar extratos de produções aos vários níveis etários (do nascimento à adolescência) e linguísticos relevantes, identificando as características padrão para cada um desses níveis; caracterizar o impacto da frequência do sistema de ensino (pré-escolar e de 1º Ciclo) no processo de desenvolvimento.
Resultados previstos: No final do semestre letivo os alunos deverão ser capazes de: dar conta de como evoluíram os estudos sobre Aquisição da Linguagem desde a década de 1950; caracterizar os estádios fundamentais de aquisição e desenvolvimento do Português; analisar extratos de produções aos vários níveis etários (do nascimento à adolescência) e linguísticos relevantes, identificando as características padrão para cada um desses níveis; caracterizar o impacto da frequência do sistema de ensino (pré-escolar e de 1º Ciclo) no processo de desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos
I Aspetos introdutórios
1 - Caracterização dos paradigmas fundamentais de investigação e respetivos métodos breve sinopse histórica.
2 - Ferramentas de transcrição e análise de dados.
II - Aquisição e Desenvolvimento do Português.
1 - O detonamento do processo: universalidade e especificidades.
2 - Aspetos fonético-fonológicos e prosódicos.
3 - Aspetos de naturezas morfológica, sintática e discursiva e respetivos níveis de interface.
4 - Da oralidade à escrita o impacto do sistema escolar no processo de desenvolvimento linguístico; características genéricas e variação, com referência ao caso particular de Portugal.
1 - Caracterização dos paradigmas fundamentais de investigação e respetivos métodos breve sinopse histórica.
2 - Ferramentas de transcrição e análise de dados.
II - Aquisição e Desenvolvimento do Português.
1 - O detonamento do processo: universalidade e especificidades.
2 - Aspetos fonético-fonológicos e prosódicos.
3 - Aspetos de naturezas morfológica, sintática e discursiva e respetivos níveis de interface.
4 - Da oralidade à escrita o impacto do sistema escolar no processo de desenvolvimento linguístico; características genéricas e variação, com referência ao caso particular de Portugal.
Métodos de Ensino
Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais, incluindo apresentações de powerpoint), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.
Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.
Avaliação
O regime de avaliação contínua inclui trabalhos individuais e de grupo, a realizar ao longo do semestre, presencialmente e em trabalho autónomo (10%), um trabalho escrito individual (30%) e uma prova de frequência (60%).
O regime de exame (épocas normal, de recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.
O regime de exame (épocas normal, de recurso e especial) consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.
Bibliografia
Costa, João e A. L. Santos (2003). A Falar como os Bebés. Lisboa: Caminho.
Freitas, Maria João, A. Gonçalves e I. Duarte (2010). Avaliação da consciência linguística: aspectos fonológicos e sintácticos do português. Lisboa: Edições Colibri.
Gonçalves, Fernanda (2004). Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe, Dissertação de Doutoramento. Universidade de Évora.
__________________, M. J. Freitas, P. Guerreiro e O. Sousa (2011). O Conhecimento da Língua Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: DGIDC ME.
MacWhinney, Brian (2000). The CHILDES Project: Tools for Analyzing Talk. Third Edition, 2 volumes. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. Disp. em childes.talkbank.org/.
Peccei, Jean Stilwell (2006). Language Acquisition A Resource Book for Students. Londres: Routledge.
Rueschemeyer, Shirley-Ann e M. G. Gaskell (2018). The Oxford Handbook of Psycholinguistics. Oxford: O.U.P..
Sim-Sim, Inês (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Freitas, Maria João, A. Gonçalves e I. Duarte (2010). Avaliação da consciência linguística: aspectos fonológicos e sintácticos do português. Lisboa: Edições Colibri.
Gonçalves, Fernanda (2004). Riqueza Morfológica e Aquisição da Sintaxe, Dissertação de Doutoramento. Universidade de Évora.
__________________, M. J. Freitas, P. Guerreiro e O. Sousa (2011). O Conhecimento da Língua Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: DGIDC ME.
MacWhinney, Brian (2000). The CHILDES Project: Tools for Analyzing Talk. Third Edition, 2 volumes. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. Disp. em childes.talkbank.org/.
Peccei, Jean Stilwell (2006). Language Acquisition A Resource Book for Students. Londres: Routledge.
Rueschemeyer, Shirley-Ann e M. G. Gaskell (2018). The Oxford Handbook of Psycholinguistics. Oxford: O.U.P..
Sim-Sim, Inês (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Equipa Docente
- Fernanda Maria Ribeiro Gonçalves [responsável]