2025
Introdução à Física
Nome: Introdução à Física
Cód.: FIS14999L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver o gosto pela Física. Desenvolver competências de observação. Aprender a pensar cientificamente. Conhecer conceitos e princípios que permitam desenvolver o pensamento na perspectiva da Física. Compreender a explicação física de alguns fenómenos naturais. Compreender o contributo das Ciências para o desenvolvimento tecnológico. Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo. Estimular e desenvolver a curiosidade.
- Pretende-se que o futuro educador/professor desenvolva conhecimentos, aptidões e competências no sentido de:
Utilizar linguagem científica adequada.
Utilizar correctamente instrumentos.
Identificar e interpretar propriedades Físicas de materiais.
Interpretar fenómenos Físicos.
Planear e explorar actividades experimentais no ensino de conteúdos no âmbito da Física.
Valorizar a curiosidade e a capacidade de observação na construção do conhecimento.
Fomentar o trabalho colaborativo.
- Pretende-se que o futuro educador/professor desenvolva conhecimentos, aptidões e competências no sentido de:
Utilizar linguagem científica adequada.
Utilizar correctamente instrumentos.
Identificar e interpretar propriedades Físicas de materiais.
Interpretar fenómenos Físicos.
Planear e explorar actividades experimentais no ensino de conteúdos no âmbito da Física.
Valorizar a curiosidade e a capacidade de observação na construção do conhecimento.
Fomentar o trabalho colaborativo.
Conteúdos Programáticos
1. Óptica
Luz, sombra e cor. Reflexão, refracção e dispersão da luz. Fenómenos ópticos na natureza e na técnica.
2. Electricidade e Magnetismo
Electrização de objectos.
Circuitos eléctricos DC simples. Transferências e conversões de energia.
Forças de contacto e à distância. Interacções entre magnetes e entre magnetes e outros objectos. O campo magnético Terrestre e a bússola.
A bobina eléctrica e o electroíman.
3. Mecânica
Movimentos de translação e rotação. Equilíbrio de um corpo rígido. Balanças e balancés.
Rigidez e elasticidade. Lei de Hooke para a mola elástica. Dinamómetros.
Movimentos oscilatórios. Pêndulo elástico. Pêndulo gravítico.
4. Hidrostática
Densidade e flutuação em líquidos. Princípio de Arquimedes. Termómetro de Galileu e densímetros.
Princípio de Pascal. Vasos comunicantes. Elevador hidráulico. Mergulhador cartesiano.
5. O som
Vibrações e ondas sonoras. Amplitude, frequência e velocidade do som. Exemplos na música e outros.
Luz, sombra e cor. Reflexão, refracção e dispersão da luz. Fenómenos ópticos na natureza e na técnica.
2. Electricidade e Magnetismo
Electrização de objectos.
Circuitos eléctricos DC simples. Transferências e conversões de energia.
Forças de contacto e à distância. Interacções entre magnetes e entre magnetes e outros objectos. O campo magnético Terrestre e a bússola.
A bobina eléctrica e o electroíman.
3. Mecânica
Movimentos de translação e rotação. Equilíbrio de um corpo rígido. Balanças e balancés.
Rigidez e elasticidade. Lei de Hooke para a mola elástica. Dinamómetros.
Movimentos oscilatórios. Pêndulo elástico. Pêndulo gravítico.
4. Hidrostática
Densidade e flutuação em líquidos. Princípio de Arquimedes. Termómetro de Galileu e densímetros.
Princípio de Pascal. Vasos comunicantes. Elevador hidráulico. Mergulhador cartesiano.
5. O som
Vibrações e ondas sonoras. Amplitude, frequência e velocidade do som. Exemplos na música e outros.
Métodos de Ensino
- As metodologias adoptadas nesta UC baseiam-se em sessões teórico-práticas em contexto laboratorial. As temáticas são desenvolvidas recorrendo a uma física essencialmente fenomenológica. Os momentos expositivos são poucos.
O ensino e a aprendizagem acontecem fundamentalmente a partir da exploração de experiências laboratoriais de Física realizadas nas aulas, algumas projectadas pelos próprios alunos. Recorre-se também a projecção de slides, e são exploradas simulações didácticas e vídeos disponíveis on-line.
No moodle são publicadas informações e disponibilizados materiais de apoio aos estudos; é aí que se encontram as ligações de acesso aos Recursos Educacionais Abertos disponíveis on-line.
O apoio aos estudantes fora do horário das aulas é feito no período de atendimento semanal.
O ensino e a aprendizagem acontecem fundamentalmente a partir da exploração de experiências laboratoriais de Física realizadas nas aulas, algumas projectadas pelos próprios alunos. Recorre-se também a projecção de slides, e são exploradas simulações didácticas e vídeos disponíveis on-line.
No moodle são publicadas informações e disponibilizados materiais de apoio aos estudos; é aí que se encontram as ligações de acesso aos Recursos Educacionais Abertos disponíveis on-line.
O apoio aos estudantes fora do horário das aulas é feito no período de atendimento semanal.
Avaliação
- Para aprovação na UC é necessário que a nota final seja igual ou superior a 10.
- Para os alunos avaliados na Época Normal, a assiduidade (75%) é obrigatória e a avaliação baseia?se nos trabalhos realizados ao longo do período de aulas. No período da Época Normal de exames, poderá justificar-se uma sessão de debate sobre esses trabalhos.
Este regime de avaliação contínua tem 3 componentes:
Participação (20%): Realização dos trabalhos para casa, presença nas aulas, partilha de dúvidas, partilha de informação e de questões sobre o andamento da experiência de grupo;
Trabalho Individual (40% ): Elaboração de um portefólio sobre um dos temas tratados nas aulas;
Trabalho de Grupo (40%): Desenvolvimento de uma experiência com materiais do dia-a-dia (apresentação, 20%, e entrega do respectivo documento escrito, 20%).
- Para os alunos avaliados nas Épocas de Recurso, Especial e Extraordinária a classificação resulta do exame teórico?prático, com componente laboratorial.
- Para os alunos avaliados na Época Normal, a assiduidade (75%) é obrigatória e a avaliação baseia?se nos trabalhos realizados ao longo do período de aulas. No período da Época Normal de exames, poderá justificar-se uma sessão de debate sobre esses trabalhos.
Este regime de avaliação contínua tem 3 componentes:
Participação (20%): Realização dos trabalhos para casa, presença nas aulas, partilha de dúvidas, partilha de informação e de questões sobre o andamento da experiência de grupo;
Trabalho Individual (40% ): Elaboração de um portefólio sobre um dos temas tratados nas aulas;
Trabalho de Grupo (40%): Desenvolvimento de uma experiência com materiais do dia-a-dia (apresentação, 20%, e entrega do respectivo documento escrito, 20%).
- Para os alunos avaliados nas Épocas de Recurso, Especial e Extraordinária a classificação resulta do exame teórico?prático, com componente laboratorial.
Bibliografia
Bloomfield, L. A. (2001). How things work the physics of everyday life. New York: Wiley.
Carvalho, R. (1995). Física no dia-a-dia. Lisboa: Relógio dÁgua.
Hewitt, P. G., (2022). Conceptual Physics. Global Edition. 13th edition. Pearson Education Limited.
Lynch, D. K. e Livingston, W. (1995). Color and Light in Nature. Cambridge University Press.
Serway , R. A. e Jewett, Jr. , J. (2004). Princípios de Física. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Recursos Educacionais Abertos (web) com interesse para os conteúdos e actividades propostas.
Carvalho, R. (1995). Física no dia-a-dia. Lisboa: Relógio dÁgua.
Hewitt, P. G., (2022). Conceptual Physics. Global Edition. 13th edition. Pearson Education Limited.
Lynch, D. K. e Livingston, W. (1995). Color and Light in Nature. Cambridge University Press.
Serway , R. A. e Jewett, Jr. , J. (2004). Princípios de Física. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Recursos Educacionais Abertos (web) com interesse para os conteúdos e actividades propostas.
Equipa Docente
- Maria da Graça Dias Carraça [responsável]