2025
Introdução à Ética e Deontologia dos Educadores
Nome: Introdução à Ética e Deontologia dos Educadores
Cód.: FIL15008L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Empregar, com adequação epistemológica, os conceitos de Ética e de Deontologia.
2. Identificar, na sua vivência, os valores cuja concretização se visa através dos princípios éticos.
3.Compreender o significado da experiência ética e da formação da Pessoa como sujeito dos actos éticos.
4.Interrogar os grandes imperativos éticos subjacentes aos deveres dos educadores.
5.Justificar a importância da Deontologia dos Educadores.
6.Ser capaz de se posicionar, com congruência, quanto à relação entre ser livre e responsável, e educar na e para a liberdade e responsabilidade.
2. Identificar, na sua vivência, os valores cuja concretização se visa através dos princípios éticos.
3.Compreender o significado da experiência ética e da formação da Pessoa como sujeito dos actos éticos.
4.Interrogar os grandes imperativos éticos subjacentes aos deveres dos educadores.
5.Justificar a importância da Deontologia dos Educadores.
6.Ser capaz de se posicionar, com congruência, quanto à relação entre ser livre e responsável, e educar na e para a liberdade e responsabilidade.
Conteúdos Programáticos
I. A ÉTICA COMO DISCIPLINA FILOSÓFICA O objecto e a metodologia do trabalho em Ética
II. VALORES ÉTICOS E PRINCÍPIOS DO AGIR Da relevância do reconhecimento de valores éticos fundamentais à experiência do agir por dever
III. A DEONTOLOGIA COMO MBITO DA ÉTICA Questionamento da importância de uma teoria dos deveres, em geral, e dos deveres dos educadores, em particular
IV. OS PROBLEMAS DA LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE A sua formulação e sua presença nos processos de formação da pessoa humana
II. VALORES ÉTICOS E PRINCÍPIOS DO AGIR Da relevância do reconhecimento de valores éticos fundamentais à experiência do agir por dever
III. A DEONTOLOGIA COMO MBITO DA ÉTICA Questionamento da importância de uma teoria dos deveres, em geral, e dos deveres dos educadores, em particular
IV. OS PROBLEMAS DA LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE A sua formulação e sua presença nos processos de formação da pessoa humana
Métodos de Ensino
No ensino e aprendizagem da unidade curricular preconiza-se o uso de metodologias de participação do/da Estudante no seu processo de aprendizagem, procurando assim concorrer para a concretização de um modelo pedagógico centrado na aprendizagem de cada estudante.
O recurso a textos, à sua discussão, participada individualmente e em grupo, a par do exercício constante de diálogo e de contraposição de argumentos constituirão o eixo metodológico principal do cumprimento dos pontos I a IV dos conteúdos programáticos. Também será incentivado, em todos os momentos de desenvolvimento da unidade curricular, o uso de recursos digitais, sobretudo na realização de pesquisa bibliográfica e de confronto de textos sobre os temas e problemas levantados pelos conteúdos programáticos.
O recurso a textos, à sua discussão, participada individualmente e em grupo, a par do exercício constante de diálogo e de contraposição de argumentos constituirão o eixo metodológico principal do cumprimento dos pontos I a IV dos conteúdos programáticos. Também será incentivado, em todos os momentos de desenvolvimento da unidade curricular, o uso de recursos digitais, sobretudo na realização de pesquisa bibliográfica e de confronto de textos sobre os temas e problemas levantados pelos conteúdos programáticos.
Avaliação
A avaliação das aprendizagens na unidade curricular será contínua e terá as seguintes provas escritas:
1ª) uma ficha de leitura 40%;
2ª) uma prova escrita final 40 %.
A cotação da assiduidade e nível de participação de cada estudante nas aulas é de 20%.
1ª) uma ficha de leitura 40%;
2ª) uma prova escrita final 40 %.
A cotação da assiduidade e nível de participação de cada estudante nas aulas é de 20%.
Bibliografia
ARAÚJO, Luís de ? A Ética como Pensar Fundamental. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1992.
? Ética Uma Introdução. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005.
BAPTISTA, Isabel Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: ME-CCAP, 2011.
BARBOSA, João Morais ? Educação e Liberdade. Lisboa: Fomento, 1987.
CABRAL, Roque ? Temas de Ética. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles ? O Crepúsculo do Dever. A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
MONTEIRO, Agostinho dos Reis Monteiro ? Educação e Deontologia. Lisboa: Escolar Editora, 2004.
PATRÍCIO, Manuel ? «Deontologia Educacional», in Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993, pp. 181-216.
SÉNECA ? A Felicidade e a Tranquilidade da Alma. Introd., notas e trad. de Ricardo Ventura, Posfácio de José Carlos Fernández, Lisboa: Ésquilo, 2006.
? Ética Uma Introdução. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005.
BAPTISTA, Isabel Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: ME-CCAP, 2011.
BARBOSA, João Morais ? Educação e Liberdade. Lisboa: Fomento, 1987.
CABRAL, Roque ? Temas de Ética. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles ? O Crepúsculo do Dever. A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
MONTEIRO, Agostinho dos Reis Monteiro ? Educação e Deontologia. Lisboa: Escolar Editora, 2004.
PATRÍCIO, Manuel ? «Deontologia Educacional», in Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 1993, pp. 181-216.
SÉNECA ? A Felicidade e a Tranquilidade da Alma. Introd., notas e trad. de Ricardo Ventura, Posfácio de José Carlos Fernández, Lisboa: Ésquilo, 2006.
Equipa Docente
- Margarida Isaura Lourenço da Silva Almeida Amoedo [responsável]