2025
Introdução à Biologia
Nome: Introdução à Biologia
Cód.: BIO14982L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer a origem da vida e a diversidade dos seres vivos.
Distinguir e enquadrar a multiplicidade das diferentes formas de vida.
Compreender de forma integrada o funcionamento do corpo humano e os seus sistemas.
Ser capaz de planear e executar trabalhos práticos, maquetes e relatórios com base nos conteúdos apreendidos.
Desenvolver as aptidões para pesquisar informação e transmiti-la de forma simplificada.
Distinguir e enquadrar a multiplicidade das diferentes formas de vida.
Compreender de forma integrada o funcionamento do corpo humano e os seus sistemas.
Ser capaz de planear e executar trabalhos práticos, maquetes e relatórios com base nos conteúdos apreendidos.
Desenvolver as aptidões para pesquisar informação e transmiti-la de forma simplificada.
Conteúdos Programáticos
A Origem da vida. Processos do metabolismo celular que revolucionaram a vida na Terra. Seres autotróficos e heterotróficos. O que são seres vivos, suas características determinantes. Os reinos dos seres vivos. Diversidade e características morfológicas de bactérias, protozoários, fungos, plantas e animais, como e onde os observar.
Corpo Humano. A digestão no ser humano: Aparelho digestivo, funcionamento e regulação. A alimentação como fator de saúde. A circulação sanguínea: O sistema circulatório, funcionamento e regulação. A respiração humana: O sistema respiratório, funcionamento e regulação. Sistemas e processos excretores: Sistema urinário, a pele e os pulmões funcionamento e regulação. Aparelho reprodutor feminino e aparelho reprodutor masculino: funcionamento e regulação. O sistema nervoso: Central e periférico, funcionamento e regulação. Condicionantes da saúde e da doença.
Corpo Humano. A digestão no ser humano: Aparelho digestivo, funcionamento e regulação. A alimentação como fator de saúde. A circulação sanguínea: O sistema circulatório, funcionamento e regulação. A respiração humana: O sistema respiratório, funcionamento e regulação. Sistemas e processos excretores: Sistema urinário, a pele e os pulmões funcionamento e regulação. Aparelho reprodutor feminino e aparelho reprodutor masculino: funcionamento e regulação. O sistema nervoso: Central e periférico, funcionamento e regulação. Condicionantes da saúde e da doença.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos com recurso a materiais audiovisuais e modelos tridimensionais, seguidas de diálogo participativo para esclarecimento e autoavaliação dos alunos. Execução de trabalhos de grupo para recolha, observação e caracterização de organismos vivos, quer em laboratório quer e em saídas de campo. Construção de maquetes e sua apresentação oral para simultaneamente, aplicar os conhecimentos apreendidos e autoavaliar o trabalho efetuado após a apreciação dos colegas e docentes. Ao longo das aulas é pedido várias vezes aos alunos que pesquisem informação digital e a partilhem, seguindo-se diálogo sobre essa pesquisa, quer em termos de forma como de conteúdo.
Avaliação
Avaliação Contínua: 1ª Avaliação Teórica (40%) + 2ª Avaliação Teórica (40%), um relatório que engloba as saídas de campo e as aulas laboratoriais (20%). Nota final 0-20 valores.
O relatório deverá estar estruturado de forma a conter: Introdução, Resumo, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas (cotação 0 a 20 valores).
Exame Final: Avaliação Teórica (100%)
Exame de Recurso: Avaliação Teórica (100%)
Exame de Época Especial: Avaliação Teórica (100%)
As avaliações teóricas são compostas por perguntas de escolha múltipla, afirmações para identificar como verdadeiras ou falsas, frases para completar e uma pergunta de resposta longa (cotação 0 a 20 valores).
Para ter aprovação na unidade curricular o aluno deverá obter uma média final igual ou superior a 10 valores.
A nota mínima para todas as avaliações finais ou parciais não deverá ser inferior a 10 valores.
O relatório deverá estar estruturado de forma a conter: Introdução, Resumo, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas (cotação 0 a 20 valores).
Exame Final: Avaliação Teórica (100%)
Exame de Recurso: Avaliação Teórica (100%)
Exame de Época Especial: Avaliação Teórica (100%)
As avaliações teóricas são compostas por perguntas de escolha múltipla, afirmações para identificar como verdadeiras ou falsas, frases para completar e uma pergunta de resposta longa (cotação 0 a 20 valores).
Para ter aprovação na unidade curricular o aluno deverá obter uma média final igual ou superior a 10 valores.
A nota mínima para todas as avaliações finais ou parciais não deverá ser inferior a 10 valores.
Bibliografia
Apontamentos preparados pelos docentes e disponibilizados na plataforma MOODLE.
Jones, K.C. & Gaudin. 1994. Introdução à Biologia. Fundação Calouste Gulbenkian. AJ (Eds). Lisboa.
Postgate, J. 2002. Os Micróbios e o Homem, Ciência Replicação, (4th. Ed., trad).
Storer. 2002. Zoologia Geral. IBEP ed., Rio de Janeiro. 6ª ed. 816pp.Purves, W.K., Orians, G.H. & Heller, H.C. 1995.
Life. The science of Biology, 4th ed.. Sinauer Associates Inc., Sunderland
Raven, P., Evert, R. & Eichhorn, S. 2001. Biologia Vegetal. 6ª Ed. Guanabara. Koogan Ed. Rio de Janeiro. 906 pp.
Seeley, R.R., Stephens, T.D., & Tate, P. 2004. Anatomy and Physiology, McGraw-Hill, Dubuque, 7th edition.
Jones, K.C. & Gaudin. 1994. Introdução à Biologia. Fundação Calouste Gulbenkian. AJ (Eds). Lisboa.
Postgate, J. 2002. Os Micróbios e o Homem, Ciência Replicação, (4th. Ed., trad).
Storer. 2002. Zoologia Geral. IBEP ed., Rio de Janeiro. 6ª ed. 816pp.Purves, W.K., Orians, G.H. & Heller, H.C. 1995.
Life. The science of Biology, 4th ed.. Sinauer Associates Inc., Sunderland
Raven, P., Evert, R. & Eichhorn, S. 2001. Biologia Vegetal. 6ª Ed. Guanabara. Koogan Ed. Rio de Janeiro. 906 pp.
Seeley, R.R., Stephens, T.D., & Tate, P. 2004. Anatomy and Physiology, McGraw-Hill, Dubuque, 7th edition.