2023
Literatura Portuguesa III
Nome: Literatura Portuguesa III
Cód.: LLT10866L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Sob os signos da viagem e do amor, esta unidade curricular propõe-se seguir o desenvolvimento desses temas estruturantes em algumas obras representativas da narrativa literária do século XIX português, desenvolvendo nos alunos a sua competência literária e cultural e visando, nomeadamente, torná-los aptos a:
1. Conhecer diacronicamente a configuração periodológica e geracional da literatura portuguesa do século XIX, em articulação com a evolução do contexto histórico-cultural;
2. Compreender as grandes coordenadas estético-ideológicas e temático-formais, caracterizadoras das várias correntes e das respetivas produções literárias, no período referido;
3. Abordar criticamente algumas das mais representativas produções literárias do período abrangido pelo século XIX, nomeadamente das correntes românticas;
4. Reconhecer a importância detida por estes temas intemporais, tratados pela produção literária oitocentista, enquanto eixos determinantes da evolução literária.
1. Conhecer diacronicamente a configuração periodológica e geracional da literatura portuguesa do século XIX, em articulação com a evolução do contexto histórico-cultural;
2. Compreender as grandes coordenadas estético-ideológicas e temático-formais, caracterizadoras das várias correntes e das respetivas produções literárias, no período referido;
3. Abordar criticamente algumas das mais representativas produções literárias do período abrangido pelo século XIX, nomeadamente das correntes românticas;
4. Reconhecer a importância detida por estes temas intemporais, tratados pela produção literária oitocentista, enquanto eixos determinantes da evolução literária.
Conteúdos Programáticos
1. Recensão panorâmica e crítica da periodologia literária do século XIX.
2. O Romantismo em Portugal: evolução periodológica
2.1 Garrett: a invenção de uma prosa;
2.2 Camilo Castelo Branco: viagem e metanarrativa.
3. Do Romantismo ao Naturalismo: história, desígnios programáticos, estética
3.1 A "Geração de 70": polémicas, divergências, evoluções; o realismo enquanto 3º romantismo;
3.2 Eça de Queirós: a superação do realismo/naturalismo.
2. O Romantismo em Portugal: evolução periodológica
2.1 Garrett: a invenção de uma prosa;
2.2 Camilo Castelo Branco: viagem e metanarrativa.
3. Do Romantismo ao Naturalismo: história, desígnios programáticos, estética
3.1 A "Geração de 70": polémicas, divergências, evoluções; o realismo enquanto 3º romantismo;
3.2 Eça de Queirós: a superação do realismo/naturalismo.
Métodos de Ensino
1. Aulas presenciais teórico-práticas, predominando as seguintes estratégias: apresentação oral, com apoio visual, de conteúdos teórico-metodológicos; debate; observação, análise e comentário de reproduções de pintura; leitura exploratória, comparativa e dialógica dos textos propostos, aplicando e/ou problematizando noções anteriormente expostas.
2. Trabalho autónomo individual: produção escrita de breve ensaio de índole científica, acompanhada pela docente, em que os alunos explorarão, em corpus que apropriadamente escolherem, a produtividade das noções desenvolvidas nas aulas. A respectiva apresentação/discussão oral será objecto de avaliação formativa; a sua materialização escrita será objecto de avaliação sumativa (50% da classificação final, em avaliação contínua).
3. Teste escrito, sobre obras e noções trabalhados nas aulas (50% da nota final, em avaliação contínua).
4. Os estudantes podem também escolher o regime de exame ou exame de recurso (100% da nota final).
2. Trabalho autónomo individual: produção escrita de breve ensaio de índole científica, acompanhada pela docente, em que os alunos explorarão, em corpus que apropriadamente escolherem, a produtividade das noções desenvolvidas nas aulas. A respectiva apresentação/discussão oral será objecto de avaliação formativa; a sua materialização escrita será objecto de avaliação sumativa (50% da classificação final, em avaliação contínua).
3. Teste escrito, sobre obras e noções trabalhados nas aulas (50% da nota final, em avaliação contínua).
4. Os estudantes podem também escolher o regime de exame ou exame de recurso (100% da nota final).
Bibliografia
GARRETT, Almeida, Viagens na Minha Terra, ed. crít., Lisboa: IN-CM, 2010
CASTELO BRANCO, Camilo, Vinte Horas de Liteira, pref. Annabela Rita, Porto: 2002
QUEIRÓS, Eça de, O Mistério da Estrada de Sintra, ed. crít., Lisboa: IN-CM, 2015
CABRAL, Alexandre, Dicionário de Camilo Castelo Branco. Lisboa, 1989
CORREIA, Hélia (pref.), Vinte horas de liteira de Camilo Castelo Branco, Lisboa, 1984
FERRAZ, M. de Lurdes (org.), Dicionário de Personagens Camilianas, Lisboa, 1990
CASTELO BRANCO, Camilo, Vinte Horas de Liteira, pref. Annabela Rita, Porto: 2002
QUEIRÓS, Eça de, O Mistério da Estrada de Sintra, ed. crít., Lisboa: IN-CM, 2015
CABRAL, Alexandre, Dicionário de Camilo Castelo Branco. Lisboa, 1989
CORREIA, Hélia (pref.), Vinte horas de liteira de Camilo Castelo Branco, Lisboa, 1984
FERRAZ, M. de Lurdes (org.), Dicionário de Personagens Camilianas, Lisboa, 1990
Equipa Docente
- Ana Luísa Liberato Vieira Vilela Anileiro Onofre [responsável]