2025
Linguística Portuguesa III
Nome: Linguística Portuguesa III
Cód.: LLT10864L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
No contexto de um 1º ciclo em Línguas e Literaturas, esta Unidade Curricular tem como objetivos de ODS, por um lado, promover a "aprendizagem e ensino" e, por outro, contribuir para a "investigação".
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A partir de competências e saberes de Linguística Geral e de Linguística Descritiva, adquiridos em unidades curriculares dos dois primeiros anos do Curso, esta unidade tem como objetivo perspetivar a língua portuguesa como entidade construída historicamente e à qual são inerentes a variação e a mudança. São objetivos específicos da UC: a) Proporcionar o contacto com o objeto e os métodos da Linguística Histórica e da História da Língua; b) Caracterizar a mudança como propriedade intrínseca da língua; c)Traçar um quadro geral da diacronia do português; d) Desenvolver competências relativas ao conhecimento da memória textual da língua portuguesa. No final do semestre os alunos deverão estar em condições de: a) Reconhecer as distintas fases evolutivas da língua portuguesa; b) Identificar as suas principais mudanças estruturais); c) Descrever e explicar algumas dessas mudanças; d) Comentar textos escritos de distintas épocas (em especial do português antigo.
Conteúdos Programáticos
1. A língua no tempo e os tempos da língua; 1.1. Mudança linguística e diacronia; 1.1.1. Problemas teóricos e metodológicos; 1.2. A periodização da história da língua portuguesa: principais propostas de periodização. Períodos e sua exemplificação por meio de textos: português antigo, português médio, português clássico e português moderno. 2.Do texto à língua e a língua dos textos; 2.1. O texto antigo: questões filológicas e linguísticas; 2.2. Diacronia das estruturas fundamentais e sua análise em textos de vários períodos; 2.3. Fenómenos fonéticos de natureza sintagmática e paradigmática; 3.3.1. Evolução fonética do Latim ao Português atual: tipos de fenómenos. Exercícios; 2.4. Aspetos de morfologia e de sintaxe histórica (traços fundamentais) através de textos de diversos períodos; 2.5. Aspetos do léxico; 2.6. Comentário linguístico de textos. NOTA: O comentário de textos realizar-se-á no decurso do tratamento de cada um dos pontos anteriores.
Métodos de Ensino
As sessões presenciais (4h) consistem na apresentação de certos conteúdos, ilustração prática e discussão dos temas do programa, completadas com a realização de exercícios cuja correção caberá aos alunos com a supervisão do docente ou a exposição, pelos estudantes, dos resultados de pesquisa individual ou em grupo. O aprofundamento de algumas matérias será realizado por meio de recensões bibliográficas, da leitura de textos, da consulta de dicionários históricos e sítios especializados na rede. As tutorias facultam auxílio metodológica e bibliográfico para os trabalhos individuais e para a realização de tarefas ou exercícios. A avaliação tem 2 modalidades (cf. Regulamento Académico, artº.102): contínua e final (exame). Avaliação contínua: 1.Elaboração de 1 trabalho individual escrito ou 1 prova escrita em sala de aula (50%); 2. Realização de 1 prova de frequência (50%). Avaliação final (cf. Regulamento, art. 103) - prova escrita (100%).
Avaliação
A) Avaliação contínua: (Regulamento Académico/2016, nº 93) ? O aluno só poderá realizar este tipo de avaliação se tiver 75% de assiduidade nas sessões coletivas de ensino.
A avaliação continua consistirá, no mínimo, na prestação de uma prova escrita, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, devendo também ser considerados para efeitos de avaliação outros instrumentos, a definir no seio da Coordenação Científico-Pedagógica de cada unidade curricular.
É atribuída uma percentagem de 50% à prova escrita de frequência, cuja nota não poderá ser inferior a 8 valores, e igual percentagem ao conjunto dos elementos de avaliação propostos ao longo do semestre.
Nesta UC a avaliação contínua terá por base os seguintes elementos:
a) uma prova de frequência no final do semestre (50 %);
b) um pequeno trabalho escrito individual que deverá ter um mínimo de 10 pp. (30%) ou uma prova prática (realizada em sala de aula a meio do semestre).
c) apresentação em aula de pequenas exposições orais, participação, etc. (20%).
B) Avaliação final: O regime de exame constará apenas de uma prova escrita (100%), havendo lugar a oral caso a nota obtida nesta prova se situe entre os 8 e 9,4 valores (sem arredondamento).
Calendário da avaliação
1. Prova prática ou trabalho individual - 15 de Novembro de 2016.
2. Prova final (frequência) - 9 de Janeiro de 2017, às 10h
Avaliação por exame
Exame normal: 9 de Janeiro de 2017, às 10h.
Recurso: 16 de Janeiro de 2017, às 10h
Bibliografia
BANZA, A. P. & GONÇALVES, M. F. (2018), Roteiro de História da Língua. Évora: UNESCO Chair in Intangible Heritage and traditional Know-how: Linking heritage. Disponível em: http://www.catedra.uevora.pt/unesco/index.php/unesco_de/Investigacao/Publications/Books/Roteiro-de-Historia-da-Lingua-Portuguesa
CARDEIRA, E. (2006), O essencial sobre a História do Português, Lisboa, Caminho.
CARDEIRA, E. (2021), Gramática histórica do português europeu, São Paulo, Parábola.
BROCARDO, M. T. (2014), Tópicos de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Colibri.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri.
FARACO, C. A. (2019), História do Português, São Paulo Parábola.
MATTOS e SILVA, R. V. (2006), O português arcaico (fonologia, morfologia e sintaxe), São Paulo, Contexto.
NUNES, J. J. ( 1989), Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa (Fonética e Morfologia), 9ªed., Lisboa, Clássica Editora.
CARDEIRA, E. (2006), O essencial sobre a História do Português, Lisboa, Caminho.
CARDEIRA, E. (2021), Gramática histórica do português europeu, São Paulo, Parábola.
BROCARDO, M. T. (2014), Tópicos de História da Língua Portuguesa, Lisboa, Colibri.
CASTRO, I. (2006), Introdução à História do Português, Lisboa: Colibri.
FARACO, C. A. (2019), História do Português, São Paulo Parábola.
MATTOS e SILVA, R. V. (2006), O português arcaico (fonologia, morfologia e sintaxe), São Paulo, Contexto.
NUNES, J. J. ( 1989), Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa (Fonética e Morfologia), 9ªed., Lisboa, Clássica Editora.
Equipa Docente
- Maria Filomena Candeias Gonçalves [responsável]