Introdução às Ciências Sociais
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
2. Dotar o aluno de conhecimentos sobre o processo de constituição das diferentes ciências sociais, seus conceitos e métodos, para a facilitar a sua iniciação em aprendizagens no domínio das ciências sociais. Espera-se que o aluno compreenda a especificidade do social e conheça as metodologias de observação e análise dos factos sociais.
3. Iniciar o aluno nos aspetos teóricos e metodológicos que fundamentam e garantem a procura de cientificidade nas ciências sociais.
4. Apresentar as contribuições das ciências sociais para a compreensão de alguns problemas sociais enfrentados pela sociedade contemporânea.
Conteúdos Programáticos
1. Questões preliminares das ciências sociais
2. O significado do social: factos sociais e objectividade em ciências sociais
3. Classificação das ciências sociais e a interdisciplinaridade: fronteiras, complementaridades e interceções
II. Conceitos básicos da análise social
4. A identificação do social: análise, compreensão e explicação
5. As relações sociais: solidariedade e sociabilidade
6. O indivíduo e o coletivo: interação social e fenómenos de grupo
7. Outras considerações metodológicas sobre a observação e a análise dos factos sociais
III: Problemas Contemporâneos das Ciências Sociais
8. Dilemas, problemas e tendências
9. Exemplificações da aplicabilidade das ciências sociais
Métodos de Ensino
Exposição oral dos conteúdos programáticos teóricos e ilustrada com exemplos empíricos.
Leitura de textos e estudo individual e em grupo.
Acompanhamento tutorial presencial e à distância (http://www.moodle.uevora.pt).
Recomendações de leitura: em conformidade com cada tópico do programa e os objetivos da unidade curricular; os documentos de leitura encontram-se disponíveis na biblioteca ou on-line, acessíveis na plataforma e-learning [moodle] da universidade (https://www.moodle.uevora.pt/).
Avaliação:
a. Avaliação contínua: 2 provas escritas ou uma prova escrita e um short-paper (cada momento de avaliação corresponde a 50% da classificação final).
b. Avaliação por exame: 1 prova escrita (100%).
Avaliação
O Regulamento Escolar Interno prevê duas modalidades de avaliação avaliação contínua e avaliação por exame:
a) Avaliação contínua: 2 Frequências escritas (cada frequência tem peso de 50% no cálculo da classificação final). É condição de realização da 2ª frequência a obtenção da nota mínima de 8 (oito) valores na 1ª frequência escrita. Acresce-se que terão acesso à avaliação contínua os alunos que tenham assistido, pelo menos, a 75% das aulas efetivamente dadas. Caso esse valor não se verifique, apenas terão acesso ao exame da época de recurso, de acordo com o nº 2 do artº 6 do REI, exceptuando os alunos com estatuto reconhecido de trabalhador-estudante ou outro especial reconhecido no REI. A 2ª frequência poderá assumir a forma de um trabalho escrito sobre um tema (artigo de reflexão crítica) com aprovação prévia do docente.
b) Avaliação final: Exame escrito (inclui o conteúdo desenvolvido nos 4 módulos).
c) Elementos de avaliação: Peso na média da classificação final
Avaliação Contínua: 1.ª prova de frequência = 50%; 2ª prova de frequência ou trabalho (artigo de reflexão crítica) = 50%
Avaliação por Exame: Prova de escrita = 100%
Bibliografia
Capul, J.-Y. (2005). A economia e as ciências sociais de A a Z. Lisboa: Plátano
Carmo, H. (2001). Problemas sociais contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta
ComissaÌo Gulbenkian sobre a Reestruturação das Ciências Sociais (1996). Para abrir as ciências sociais. Mem Martins: Publicações Europa América
Magano, O. (2014). Introdução às ciências sociais. Lisboa: Universidade Aberta
Neves, F.S. (2002). O lugar e o papel das ciências sociais e humanas. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Nunes, A. S. (1984 [1971]). Questões preliminares sobre as ciências sociais. 8.ª ed. Vila da Feira: Editorial Presença
Pinto, J. M. (1994). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto: Afrontamento
Santos, B.S. (1999). Um discurso sobre as ciências. 11ª edição. Porto: Afrontamento
Silva, A. S.; Pinto, J. M. (orgs.) (1986). Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento
Equipa Docente
- Ana Patrícia Silva Souto Lourenço Hilário [responsável]