2023

Literatura Norte-Americana Contemporânea I

Nome: Literatura Norte-Americana Contemporânea I
Cód.: LLT11300M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Através de obras de autores góticos americanos contemporâneos pretender-se-á realçar a dualidade inerente
a todo o processo criativo, a fim de entender o acto de criação literário como acto estético e ético de auto-
reflexão. Reconhecer que o lado negro do génio é tão real quanto a sua surpreendente capacidade criadora,
levar-nos-á a perspectivar as personagens centrais de certas histórias de transgressão, como autores do mal,
cujos actos perversos terão paradoxalmente a virtude e o poder de nos fazerem reflectir sobre o dilema da
responsabilidade literária e artística.

Conteúdos Programáticos

1. O Gótico: origens e paradoxos;
2. O Sublime Gótico;
3. A herança do Gótico Inglês: de Frankenstein a Hannibal Lecter;
4. A génese da ficção Gótica Americana: o papel do Puritanismo; influências de Brown, Poe, Hawthorne e
Melville.
5. Perversão e Criação: de Poe a Stephen King;
6. O Artista e seu Duplo em Joyce Carol Oates e Patricia Cornwell;
7. Gótico e Loucura: Os Psicos de Bloch e Bret Easton Ellis;
8. O Gótico na Ficção Científica: Phillip K. Dick e William Gibson;
9. O Gótico Feminino: Eudora Welty, Flannery O’Connor e Carson McCullers.
10. Transgressões Góticas: alguns paradoxos da Ciência, da Arte e da Criação Literária na ficção americana
contemporânea.

Métodos de Ensino

Utilização de práticas pluridisciplinares propícias ao cruzamento de saberes; colocação das informações
programáticas em debate com os alunos; visionamento de documentários, filmes e outras expressões
culturais que complementem as leituras de obras literárias e de referência crítica.
Presença e participação ativa e crítica nas aulas; capacidade de iniciativa e investigação; realização de
leituras, visionamentos e atividades culturais propostas; qualidade de um trabalho de investigação escrito e
das intervenções orais em aula.

Bibliografia


Botting, Fred. Gothic, Routledge, New York, 2014.
Crow, Charles L. (ed). A Companion to American Gothic. Blackwell, 2014.
__________________ History of American Gothic. University of Wales Press, 2009.
Edwards, Justin. The Gothic in Contemporary Literature and Popular Culture: Pop Goth. Routlege, 2012.
Edwards, Justin and Rune Graulund. Grotesque. Routledge.2013.
Elbert, Monika. American Women's Regionalist Fiction: Mapping the Gothic, Palgrave, 2021.
Faflak, Joel. American Gothic Literature. Edinburgh University Press , 2016.
Gavin, Francesca. Hell Bound – New Gothic Art. Laurence King Publishing, 2008.
Grunenberg, Christoph. Gothic - Transmutations of Horror in Late-Twentieth-Century Art, 1997.
Lloyd-Smith, Alan. American Gothic Fiction - An Introduction. Continuum, 2004.
Oates, Joyce Carol (ed.). American Gothic Tales. Plume, 1996.
Weinstock, Jeffrey. The Cambridge Companion to American Gothic. Cambridge UP, 2019.

Equipa Docente