2023

Cartografia Temática

Nome: Cartografia Temática
Cód.: GEO14561M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Cartografia Temática, no âmbito do mestrado em Engenharia Geológica, constitui-se como uma UC interdisciplinar onde as formas e métodos de representação da realidade, sob vários pontos de vistas, são explicadas e exploradas com recurso a plataformas de representação analógica e digital.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno fique habilitado a planear, realizar e avaliar a execução de todo o tipo de trabalhos cartográficos utilizados em engenharia geológica, nomeadamente: Cartas de contornos estruturais; Cartas mineiras; Cartas de ocorrências minerais; Cartas de recursos naturais; Cartas de aptidão à construção; Cartas de riscos; Cartas de protecção ambiental; Cartas de exploração de materiais de construção; Cartas para o Planeamento Regional e Urbano, entre outras.
Esta unidade curricular é de carácter bastante prático, levando os alunos a desenvolver trabalhos no terreno, mas possui igualmente uma componente de gabinete e laboratório não negligenciável, que se traduz na realização e interpretação dos dados recolhidos nos trabalhos no campo.
Deste modo os alunos ficam com uma formação bastante completa que vai desde o trabalho de campo, à realização e interpretação de mapas.

Conteúdos Programáticos

Introdução: cartografia aplicada às Geociências, em particular à Engenharia Geológica.
Cartografia estrutural: identificar, cartografar e caracterizar estruturas geológicas. Cartas de contorno estrutural e modelos 3D. Optimização da Cartografia Geológica com recurso a GPS e SIGs.
Cartografia de recursos minerais: mineralizações; províncias metalogénicas e mineiras; cartas de ocorrências minerais, sua classificação e representação num distrito mineiro; cartografia de pequena escala; cartografia mineira; cartas de infraestruturas; levantamentos de trabalhos mineiros (trincheiras, galerias).
Cartografia geotécnica: princípios básicos; cartografia geotécnica no planeamento regional e urbano; tipologia das cartas geotécnicas; unidades geotécnicas; classificação de terrenos e sua representação cartográfica; cartas de unidades e de zonamento geotécnico. Exemplos de aplicação: cartas de recursos naturais, de aptidão à construção, de riscos e de protecção ambiental.

Métodos de Ensino

Considera-se que os métodos de ensino adotados, constituídos por aulas presenciais, de forma a ministrar ao aluno os conceitos e as técnicas fundamentais sobre Cartografia Temática (Estrutural, Mineralizações e Geotécnica), complementadas com o trabalho de campo que possibilita ao aluno adquirir competências na aplicação prática dos princípios básicos utilizados na elaboração de cartas e integração destes dados numa base georreferenciada, são os mais adequados para alcançar os objectivo definidos para a Unidade Curricular.
O ensino recorrendo a plataformas online pode ser utilizado na componente teórica e no apoio tutorial.
Avaliação contínua: relatórios dos trabalhos de campo (30%), relatórios da análise e interpretação de cartas temáticas (30%), projecto SIG elaborado a partir dos dados recolhidos e/ou fornecidos (20%) e apresentação e discussão do projeto SIG (20%).
Exame final: os alunos que não completem pelo menos um dos trabalhos propostos são remetidos para exame final.

Bibliografia

Bell, F. 2007. Engineering Geology. N.J.:Blackwell Science
Bobrowsky, Peter T.; Marker. 2018. Encyclopedia of Engineering Geology. Springer International Publishing
Bowen, R. 1984. Geology in Engineering. London:Elsevier
Dias, M. 2007. Cartografia Temática. https://issuu.com/luisbaltazar4/docs/cartografia_tem__tica_programa_mari
Duarte, I. 1993. Contribuição para a cartografia geotécnica da região de Águeda. Unp. M.Sc.Thesis,FCT/UNL
Duarte, I. et al. 2010. The use of GIS-tools in regional and urban planning applied to the Águeda region (Portugal). Geologically Active, 1827-1834). London: CRC Press/Balkema.
Griffiths, J.S. 2002. Mapping in Engineering Geology. London:The Geological Society
http://thematicmapping.org/
https://learn.arcgis.com/en/projects/get-started-with-arcgis-online/
https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5901.pdf
https://www.qgis.org/pt_PT/site/about/index.html#
Milesi, J., Bouchot, V., & Ledru, P. 1997. Cartographie et métallogénie 3D du Massif Central Français