2023

Seminário Temático em História I

Nome: Seminário Temático em História I
Cód.: HIS13981M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Análise de problemáticas na muito longa duração, em torno de três grandes tópicos, que podem variar de ano para ano;
- Identificar linhas de continuidade e descontinuidade;
- Desenvolver o enfoque comparativo e de inter-relações em determinados cortes espácio-temporais;
- Reconhecer o uso de diferentes escalas de análise;
- Sensibilizar para a importância dos enquadramentos teóricos transdisciplinares;
- Domínio do estado da arte e identificação dos grandes problemas a investigar em Portugal e no palco internacional;
- Conhecer melhor os arquivos e criticamente as fontes disponíveis;
- Discutir a adequação das metodologias;
- Desenvolver a escrita académica;
- Desenvolver a criatividade e as competências transversais que possibilitem a inovação.

Conteúdos Programáticos

Análise do estado da arte e dos problemas a investigar em torno de grandes temáticas de perfil diverso, a serem estudadas na longa duração. A amplitude cronológica dependerá do perfil e dos interesses dos estudantes. Exemplos dessas temáticas:
1 - Urbanização e território
2 - Cultura material e quotidianos
3 - Desigualdades sociais
4 – Estratégias de controlo social
5 - Religião e religiosidade
6 - Consumo cultural e literacias
7 - Poderes e instituições locais

Métodos de Ensino

- Em cada ano a equipa docente seleciona os tópicos a serem abordados em função do perfil de interesses dos estudantes e dos projetos de investigação que houver em curso, nos centros envolvidos e no Departamento;
- Em cada tópico são explorados o estado da arte, as fontes disponíveis, as metodologias dominantes e os problemas a estudar, em diferentes cronologias;
- As aulas presencias correspondem a seminários nos quais cada tópico abre com uma breve exposição do docente e depois são discutidos textos relevantes sobre a temática
- A avaliação é feita a partir de 2 elementos:
1) 40% - apresentações orais dos estudantes e a sua participação nos debates;
2) 60% - um ensaio escrito, desenvolvido sobretudo a partir de bibliografia sobre um dos tópicos do programa e escolhido pelo estudante em função dos seus interesses de investigação. Tal ensaio será analisado por todos os docentes.

Bibliografia

Bennett, J.;Karras, R. ed. (2013). The Oxford Handbook of Women and Gender in Medieval Europe, Oxford: Oxford Univ. Press.
Bethencourt, F., ed. (2018). Inequality in the Portuguese Speaking Word. Global and Historical Perspectives. Sussex: Sussex Academic Press.
Bouza, F. (2001). Corre manuscrito: una historia cultural del Siglo de Oro. Madrid: Marcial Pons.
Clark, P. - ed. (2013). The Oxford Handbook of cities in World History. New York: Oxford Univ. Press.
Mattoso, J.- dir.(2010-11). História da vida privada, 4 vols, Lisboa: Temas & Debates – Cír.Leitores.
Monteiro, N. G; Oliveira, C.– dir.(1996). História dos municípios e do poder local: dos finais da Idade Média à União Europeia. Lx: Temas e Debates.
Pinto, A. C.; Monteiro, N.G. (org.) (2020). História Social Contemporânea. Portugal 1808-2020. Lisboa: Fundación Mapfre/ Objectiva.
Roodenburg, H.; Spierenburg, P. (2004). Social Control in Europe. Vol. I, 1500-1800. Columbus: The Ohio State University Press.